ZOOUNAMA transfere peixes-boi para 2ª fase de reabilitação

Projeto desenvolvido em Santarém, no oeste do Pará, tem o objetivo de recuperar animais da espécie, que está ameaçada de extinção

por Brenna Pardal qua, 02/09/2020 - 18:53

Na segunda-feira, 31 de agosto, o ZOOUNAMA realizou a transferência de seis peixes-boi da Amazônia para a 2ª fase do Projeto, que fica localizada na comunidade Igarapé do Costa, em Santarém, na região oeste do Pará. A transferência ocorreu com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. 

A segunda base do projeto está relacionada ao estágio final do tratamento dos peixes-boi, antes da soltura. A base é composta por piscinas naturais, feitas diretamente nos afluentes do rio Amazonas, com uma estrutura totalmente adaptável para dar ao animal as melhores condições. 

De acordo com a administradora do zoológico, Mary Jane, o projeto tem dado bons resultados e, nos últimos anos, já salvou vários filhotes encontrados a deriva nas águas do rio Amazonas e do seu afluente, o rio Tapajós.  “É visivelmente claro que essa é uma ação de extrema importância e fundamental para conservação da espécie, que tem se adaptado a todo esse processo. Acreditamos que estes mamíferos se adaptarão com a água corrente do rio e, em breve, serão soltos e monitorados por rádio telemetria, que é a última fase”, destacou. 

Já o médico veterinário que acompanhou todo o processo de avaliação clínica, Jairo Moura, disse que os animais, quando filhotes, receberam diariamente uma dieta sem lactose, acrescida de suplemento vitamínico, óleo de canola, além de atendimento especializado, dependendo da ocasião (clique no ícone abaixo e ouça podcast com o veterinário).

Desde 2008, o Projeto Peixe-Boi do ZOOUNAMA já salvou mais de 100 mamíferos feridos na região amazônica. Todos os animais recebem um tratamento especial e ficam em piscinas artificiais adequadas ao tratamento de reabilitação, além de receberem acompanhamento de profissionais qualificados, como biólogos, veterinários e tratadores de animais.

Com informações do ZOOUNAMA.

 

COMENTÁRIOS dos leitores