Olinda: sábado de sol, praias lotadas e falta de máscara

Dezenas de banhistas foram flagrados sem o uso do item obrigatório nas praias de Casa Caiada e Bairro Novo

por Katarina Bandeira sab, 12/09/2020 - 13:10
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Frequentadores das praias de Olinda esquecem que, na areia, é preciso estar de máscara Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Os frequentadores das praias de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), parecem esquecer que, assim como os raios de sol podem ser inimigos invisíveis para a pele, a Covid-19 ainda é um vilão que permanece à espreita do menor descuido. Neste sábado (12), dezenas de banhistas esticaram suas cangas nas praias de Casa Caiada e Bairro Novo, esquecendo-se de que, tão importante quanto o protetor solar e a roupa de banho é também o uso da máscara. 

Aglomeradas e despreocupadas, eram raras as pessoas na areia que usavam o item obrigatório para evitar o contágio do novo coronavírus. Comerciantes informais, famílias tomando sol e até mesmo os salva-vidas, escalados para caso haja algum incidente nas águas olindenses, todos foram flagrados sem fazer uso de alguma máscara.

A reportagem do LeiaJá pode ver carros da polícia militar e até guardas municipais que caminhavam pelo calçadão, mas nenhum oficial chegou a abordar os pedestres exigindo o item, que é considerado de segurança e tem seu uso obrigatório exigido pelo Governo do Estado. Somente na última sexta-feira (12), Pernambuco confirmou 1.024 novos casos da Covid-19, totalizando 135.643 casos da doença, sendo 25.730 graves e 109.913 leves. 

Mas nem as estatísticas diárias, apresentadas pela Secretaria de Saúde, parecem preocupar os banhistas. Surf, futebol e cadeiras sem o distanciamento correto aparentam ser, na cabeça de quem queima no sol, uma barreira mais eficaz contra a doença.

COMENTÁRIOS dos leitores