Carros do Círio ficam em exposição na Praça Santuário

Para a Diretoria da Festa de Nazaré, veículos simbolizam a devoção dos pagadores de promessa nas procissões

seg, 05/10/2020 - 18:58

Devido à pandemia da covid-19, este ano o Círio será virtual e não contará com procissão. Por isso, a Diretoria da Festa de Nazaré organizou uma exposição na Praça Santuário, em Belém, com veículos utilizados nas festividades, durante os dias 1 e 9 de outubro, entre 8 e 22 horas.

Além da Berlinda, inúmeros veículos compõem a exposição. Dentre eles: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova (em exposição na Estação das Docas), Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família e quatro Carros dos Anjos.

O primeiro carro de promessa a ser incluído no Círio lembra o milagre acontecido em 1182, com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar em um abismo com seu cavalo. Durante essa situação, ele recorreu à Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. Então, a Rainha de Portugal, Dona Maria I, ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.

Mário Tuma Jr., diretor de Procissões, disse que a exposição tem a intenção de aproximar mais os devotos dos carros. "Muita gente que tem suas promessas com seus votos consegue ter uma proximidade de poder chegar próximo aos veículos. Muitas pessoas se veem pagando promessas apenas ao olhar os carros", disse.

 A exposição é gratuita, e todos podem tirar fotos e se aproximar dos carros.

Por Henrique Herrera.

 

COMENTÁRIOS dos leitores