Mesmo sem procissões, fiéis seguem firmes com Maria

Apesar do cancelamento das romarias do Círio de Nazaré, em Belém, por causa da pandemia, devotos de Nossa Senhora garantem: a fé nunca vai esmorecer

qui, 08/10/2020 - 09:39

A edição 228ª do Círio de Nazaré, uma das maiores procissões religiosas do Brasil, não terá peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, devido à pandemia do novo coronavírus. A Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa do Círio 2020 decidiram cancelar as procissões oficiais.

A procissão que reúne em média mais de dois milhões de pessoas pelas ruas de Belém, no segundo domingo de outubro, contará com uma programação por meios virtuais, para evitar a propagação da covid-19. Este ano, o Círio ocorre no dia 11 de outubro. 

As romarias costumam reunir milhares de devotos pelas ruas da capital paraense. Por causa da pandemia, a Romaria Fluvial, que percorre as águas da Baía do Guajará, não será realizada este ano. O percurso pelas águas da Baía de Guajará tradicionalmente corresponde a aproximadamente 18 quilômetros, saindo do distrito de Icoaraci até a praça Pedro Teixeira (escadinha do cais - ao lado da Estação das Docas).

Mas os devotos da padroeira dos paraenses garantem que vão celebrar a data e expressar sua  fé. "Com certeza a demonstração de fé deve ocorrer todo ano, todo momento e não somente em uma data específica. A minha fé nunca irá esmorecer e a devoção por Nossa Senhora de Nazaré tampouco. E o Círio deste ano será no seio de minha família, com muito amor e carinho e regado de muito tucupi e muita maniçoba’’, conta o advogado Maurício Filho, de 23 anos, que há três participa da Romaria Fluvial ao lado da família.

Maurício revela que já esperava que o tradicional Círio fosse cancelado. ‘’A notícia chegou de uma maneira bem desconfortável, a gente já havia criado o hábito de ir todo ano, já era uma festa que era esperada, juntamente com as demais demonstrações de fé e acabou que esse ano vai ser de uma maneira diferente. Acredito que o Círio Fluvial seja uma viagem que a gente faz com a imagem da Santa, com o espírito de felicidade, proteção, segurança que aquela Imagem nos traz. A viagem é uma representação de uma união, motivação, de uma mobilização comum das pessoas que estão ali. Inclusive dos meus familiares que todo ano se preocupam em antecipar as passagens e garantir os locais, garantir que o trajeto seja confortável’’, disse.

No primeiro ano, Maurício foi a convite de sua mãe, depois continuou participando por acreditar ser uma festa de fé, em que a celebração ocorre de maneira completamente diferente ao longo do trajeto, onde ele pode expressar sua fé sem muito desgaste físico comparada com as demais procissões que ocorrem. "Acabei gostando do evento e virou um hábito pra nossa família presenciar a passagem da Santa na Romaria Fluvial. Inúmeras promessas eu já fiz, algumas delas venho mantendo ao longo do tempo; inclusive, uma delas é acompanhar todo ano junto da minha família, no intuito de demostrar minha fé, e também de tê-los sempre juntos. Eu peço a procissão inteira pela saúde de todos, bem-estar e a felicidade de geral’’, explica o advogado.

Símbolo da fé

A corda do Círio, um dos principais símbolos da festividade, carregada por milhares de fiéis na Trasladação e no Círio, este ano será dividida em partes iguais e distribuída para às 95 paróquias da Arquidiocese de Belém. A decisão foi tomada pela Igreja em função do cancelamento das procissões por causa da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é fazer com que os devotos possam se sentir acolhidos por Nossa Senhora de Nazaré.

Muitos fiéis vão na corda para pagar alguma promessa por uma vitória alcançada. A corda acaba sendo disputada por romeiros durante toda a procissão. Heitor Pantoja, 26 anos, vai na corda há 7 anos. "Primeiro eu ia acompanhando uma amiga jogando água e ajudando quem ia. Depois eu fiz uma promessa no tempo em que eu estava doente e disse que, se eu melhorasse, eu iria na corda por 10 anos e assim vem sendo’’, revela.

O promesseiro explica a sensação de ir na corda. ‘’É emocionante, mas ao mesmo tempo complicado. Tem momentos que a gente pensa em desistir. Nem tanto pelo aperto, mas sim pelo calor. Ano passado eram poucos os pontos de distribuição de água pra subir a avenida Presidente Vargas. Foi tenso. E isso não só no Círio, mas na Trasladação também. No fim, quando cortam a corda, a gente vê que tudo valeu a pena. E chega até ser pouco pelo o que Ela fez pela gente’’, comenta.

Heitor também conta que ficou triste com a notícia de que o Círio de Nazaré deste ano ia ser cancelado e que vai celebrar a data em família. ‘’Fiquei pensando na promessa que eu tinha feito, entre outras coisas, mas, no fim, a gente sabe que é algo necessário pra que ano que vem a gente possa continuar. Acho que uma das tradições mais importantes do Círio é a celebração em família e isso não vai mudar’’, afirma o promesseiro. Heitor é de uma família bastante católica e tudo o que eles têm hoje agradecem à Nossa Senhora de Nazaré e a Jesus Cristo.

Além das procissões oficiais do Círio terem sido canceladas, também não vai ser ativada a Casa de Plácido, onde promesseiros se dirigiam após realizarem longas caminhadas. Mesmo assim, muitos devotos não vão abrir mão de cumprir suas promessas e vão fazer longas caminhadas até Belém. É o caso da tia da Ariana Oliveira, 27 anos, estudante de Fisioterapia. Ela preferiu não se identificar. Diz que paga promessa há três anos caminhando do município de Marituba até à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.

 A tia da estudante sai na madrugada de sábado até chegar na Basílica. Ela tem a companhia dos seus dois filhos. Eles fazem o percurso sem paradas.

Além da tia da Ariana, outras pessoas de sua família também já pagaram promessas, como levar velas de cera e ir na corda. A estudante também já pagou promessa por conseguir encerrar um ano letivo.

Há 5 anos Ariana participa da Romaria da Juventude junto com amigos. Ela conta que no dia em que foi oficializado o cancelamento das procissões do Círio deste ano, o coração apertou, mas entendeu que foi necessário. Ela e sua família vão celebrar a data mais uma vez, mesmo em formato virtual. "Iremos assistir às programações e continuar nossa tradição do almoço do Círio, afinal, ele está, sim, vivíssimo, dentro de cada um de nós. Nossa Senhora representa amor, perdão. Difícil explicar os sentimentos que uma pequena Imagem causa, é um misto de sensações. Um sentimento de paz e gratidão, de alma lavada e limpa pra um novo ciclo. A saudade bate, mas na esperança que 2021 estejamos caminhando junto com Maria e mais forte’’, finaliza a estudante de fisioterapia. 

Fiscalização da Marinha

Segundo o Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, não há ações previstas para atender especificamente demandas do Círio Fluvial, já que a procissão não ocorrerá este ano, por decisão da Arquidiocese de Belém, devido à pandemia do novo coronavírus.

Ainda segundo a Marinha, a inspeção naval realizada pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental ocorre diariamente na orla de Belém.

A Diretoria da Festa de Nazaré recomenda que os devotos fiquem em casa e acompanhem as programações pela TV Círio e pela TV Nazaré, que contarão histórias e mostrarão os bastidores do Círio.

Programação do Círio 2020

09 de outubro (sexta-feira): Missa na Basílica Santuário, às 18 horas. Às 19 horas, haverá a apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré 2020. Às 19h30, Live musical – Grupo Ama, da Basílica Santuário.

10 de outubro (sábado): Missa na Basílica Santuário, às 8h30. Às 9h30, a programação terá Pregação na Basílica Santuário. Às 11h30, descida da imagem original. Às 18 horas, haverá missa na capela do colégio Gentil Bittencourt. Antes, essa missa ocorreria às 17h.

Às 19 horas está programada a exibição do documentário “Plácido” (anteriormente agendada para as 18 horas). Às 19h30, haverá exibição de outro documentário, com grandes momentos da Trasladação (antes estava previsto para as 18h30).

Às 20h40 ocorrerá a live musical com transmissão ao vivo da decoração da berlinda (inicialmente prevista para as 19 horas). Foi cancelada a queima de fogos que antes havia sido marcada para as 20h30, numa balsa sobre o rio Guamá, às proximidades da Catedral Metropolitana de Belém.

Às 22h10, serão mantidas as bençãos do cônego Roberto Cavalli (antes marcadas para as 20h45). E às 22h15, outra novidade: uma live na Catedral.

11 de outubro (Domingo de Círio): Às 7 horas começa com missa na Catedral de Belém, na Cidade Velha, celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.

Às 8 horas, a programação televisiva (documentários, entrevistas, grandes momentos do Círio, Círios antigos, testemunhos de fé e conversão, sobrevoo da imagem peregrina sobre hospitais da cidade etc.).

Às 10 horas, ocorrerá o Terço Mariano, com Dom Alberto Taveira. Às 10h30, ocorre a sequência da programação televisiva, com missa de encerramento do Círio 2020, às 11h30, celebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

O encerramento da programação do domingo de Círio está previsto para às 12h30.

Quinzena Mariana (de 12 a 25 de outubro)



- 5h15: Terço da alvorada – Basílica santuário.



- 8h: visitação da imagem peregrina a hospitais na região metropolitana.



- 12h: exposição da imagem peregrina no altar central da Praça Santuário.



- 18h: missas da festividade – Basílica Santuário.



- 21h: encerramento da visitação.

Atividades preliminares (7 a 9 de outubro)



- Dia 7 de outubro, às 8horas, missa de abertura da Vigília de Adoração.



- De 7 a 9 de outubro, Vigília de Adoração (Casa de Plácido).



- Dia 9 de outubro, às 6h30, encerramento da Vigília de Adoração.

Para acompanhar o Círio



-  TV Nazaré (Canal 30.1)



- Rádio Nazaré (91,3 FM)



- Facebook da Festa de Nazaré e da Arquidiocese de Belém 



Youtube da TV Nazaré



- TV Círio - parte da programação também será transmitida pelo canal, que estará em cadeia com a Rede Nazaré de Comunicação, a emissora oficial da Arquidiocese de Belém e do Círio de Nazaré.

Por Amanda Lima (com apoio de Gabriela Puga).

LeiaJá também

Círio virtual terá programação voltada para o recolhimento

Carros do Círio ficam em exposição na Praça Santuário

Música retrata a realidade do Círio 2020: com fé, em casa

Websérie aquece o coração dos devotos de Nossa Senhora

Para devotos, Círio terá a mesma exuberância de fé

COMENTÁRIOS dos leitores