Feriadão deve ter mais de 710 mil viajantes

Estimativa é de um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo

por Maya Santos sab, 10/10/2020 - 10:08
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Levantamento do Ministério do Turismo (MTur) estima que mais de 713 mil pessoas irão passar pelos principais aeroportos do Brasil, neste ‘feriadão’, contando a partir dessa sexta-feira (9) até a próxima segunda-feira (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e do Dia da Crianças. Para a pesquisa, a pasta também contou com informações das administradoras dos terminais aeroportuários brasileiros.

Dentre os principais destinos, estão as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Entre os aeroportos internacionais, os mais movimentados serão o de Brasília com 129 mil viajantes, e o Santos Dumont (RJ), com 75 mil passageiros durante esses dias. Já no de Guarulhos (SP), neste mês, espera-se uma movimentação 20% maior em relação ao mesmo período no ano passado.

“Estes números crescentes mostram a intenção dos brasileiros de desbravar os destinos nacionais e a confiança nos protocolos de segurança sanitária propostos pelo MTur, retornando às atividades turísticas com responsabilidade e com todos os cuidados sanitários para a prevenção da Covid-19”, disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, segundo informações da assessoria de comunicação do MTur.

Além desses números, e levando em consideração a pandemia do novo coronavírus, pesquisa feita pelo aplicativo de trânsito e navegação colaborativa Waze apontou que a capital paulista, os Estados do Rio de Janeiro e Ceará e estão entre os destinos de maior fluxo de pessoas. O estudo também revelou que as pessoas estão optando por destinos próximos de suas casas.

Para garantir a segurança da população, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional  de Aviação Civil (Anac) implementaram protocolos nas empresas aéreas e aeroportos, desde maio deste ano. Dentre as exigências estão uso de máscaras por passageiros e funcionários, distanciamento social de dois metros, além da higienização de terminais e aeronaves.

COMENTÁRIOS dos leitores