Mutirão solidário ajuda vítimas das chuvas em Sanharó

Na última segunda-feira (2), a chegada de uma chuva torrencial deixou famílias desabrigadas na cidade

por Vitória Silva sex, 06/11/2020 - 15:08
Divulgação/Prefeitura de Sanharó Estão sendo arrecadados donativos de alimentação, higiene e vestimentas Divulgação/Prefeitura de Sanharó

O município de Sanharó, no Agreste pernambucano, está recebendo a ajuda de um mutirão solidário, mobilizado para dar suporte às vítimas dos alagamentos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade entre as últimas segunda (2) e terça-feira (3). A ação é coordenada pela Prefeitura de Sanharó, e arrecada donativos de alimentação, higiene e vestimentas.

As doações estão sendo recebidas na Escola Amaro Soares, onde são separadas e enviadas para as casas das famílias atingidas. Há também um posto de distribuição e atendimento montado no Bairro do Salgado, o mais prejudicado pela inundação.

No local, as pessoas podem escolher roupas, calçados e outros objetos para uso pessoal. Itens como material de higiene e alimentos estão sendo entregues diretamente nas casas das famílias atingidas pelas chuvas. As vítimas também estão recebendo refeições diárias e cestas básicas.

Além da Prefeitura, a mobilização está sendo feita por entidades como a Cáritas Diocesana de Pesqueira, Igreja Adventista de Belo Jardim, Defesa Civil de São Caetano, e Prefeitura de Pesqueira, que também montou um ponto de arrecadação na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Empresas de toda a região também estão se mobilizando para ajudar.

“As doações estão chegando, mas ainda precisamos de muitas coisas, como colchões, toalhas, fraldas de crianças e geriátricas, material de limpeza e material de higiene pessoal, além de móveis, pois algumas famílias perderam tudo”, declarou Jailza Galvão, que atua como voluntária no posto de atendimento.

O prefeito de Sanharó, Heraldo Oliveira (PSB), disse que o gabinete municipal está unindo forças às esferas estadual e federal, em busca de ações em prol das vítimas. “Estamos atuando em todos os níveis, inclusive através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para agilizar o processo de liberação dos recursos de socorro e assistência para atender as pessoas atingidas pelas chuvas”, acrescentou o gestor.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) classificou como “incomum” as fortes chuvas em Sanharó. De acordo com a agência, a ação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocou a tempestade torrencial em Sanharó, que também foi registrada, em índices menores, em cidades vizinhas.

COMENTÁRIOS dos leitores