Ato cobra ações e simboliza mortes no trânsito do Recife

A Avenida Conde da Boa Vista, no Centro, amanheceu com 473 cartazes em homenagem a cada ciclista morto na capital, em 2018

por Victor Gouveia seg, 23/11/2020 - 08:14

Na manhã desta segunda-feira (23), parte da Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores do Centro do Recife, foi tomado por cartazes em homenagem às vítimas fatais de colisões e atropelamentos na cidade. O ato articulado pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) põe a violência no trânsito no debate político e cobra ações dos candidatos à Prefeitura do Recife.

473 cartazes foram fixados entre a rua da Aurora e a Rua do Hospício, ainda durante a madrugada. O número representa os ciclistas mortos no trânsito recifense em 2018, quando foi divulgado o último levantamento do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

No ano do estudo, Recife foi considerada a capital nordestina com mais mortes do gênero e a que mais mata pedestres, com a taxa de nove mortes por 100 mil habitantes. A cidade ainda assumiu a quarta capital do país que mais mata no trânsito, com 29 mortos por 100 mil habitantes.

Para chamar atenção aos altos índices, o ato se estende ao digital. No mês do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, no terceiro domingo de novembro, a Ameciclo também lançou em suas redes sociais uma série de vídeos sobre a segurança no trânsito, com temáticas como “Acidente x colisão/atropelamento”, “Velocidades e responsabilidades do poder público”, “Indústria da Multa”, entre outros.

Em nota enviada a imprensa, a prefeitura do Recife disse lamentar "o uso político de um tema tão importante como a segurança no trânsito".  Além disso, se defendeu afirmando que com "desenho urbano diferenciado, fiscalização de trânsito rigorosa e educação para o trânsito", o Recife reduziu em 50% o número de óbitos no trânsito. 

Segundo a prefeitura, de 2012 a 2019, a redução de acidentes com vítimas fatais na cidade chegou a 53,5%. A gestão ainda destacou o aumento de "rotas cicláveis", de 24 km para 140 km.

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