Pernambuco vai avaliar resultados do Plano de Convivência

Secretário de Saúde do Estado aponta que muitas pessoas abandonaram os cuidados básicos de proteção

por Jameson Ramos qui, 26/11/2020 - 18:51
Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo Estado já passou dos 30 dias desde a retomada geral dos serviços Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo

Com todos os setores funcionando normalmente em Pernambuco e com os números de casos da Covid-19 aumentando, o secretário de Saúde do estado, André Longo, afirma que vai ser realizado um balanço das atividades e que isso deve ocorrer na próxima semana. 

"Nós vamos completar 30 dias da chegada ao final do Plano de Convivência. Esse balanço vai avaliar as atividades que estão funcionando bem e as que precisam de correção", pontua Longo.

No entanto, o secretário aponta que muitas pessoas abandonaram os cuidados básicos do protocolo geral do Plano de Convivência, que seria evitar as aglomerações, manter a higiene adequada das mãos e o uso da máscara. 

"A gente precisa voltar a ter cuidado com isso porque, na medida que convivemos sem os cuidados necessário, as pessoas passam a ficar expostas. Muitos são jovens, com quadros gripais leves, mas sempre há o risco de estar podendo levar a doença para uma pessoa mais vulnerável", salienta André Longo.

Neste momento, o secretário não aponta se irá haver o fechamento de algum setor, na tentativa de conter o avanço dos casos da Covid-19 em Pernambuco. Atualmente, Pernambuco está com 80% dos leitos usados para o tratamento do novo coronavírus ocupados. 

Diante disso, André pede que os municípios intensifiquem as suas fiscalizações. "Para a manutenção do Plano de Convivência, é preciso a colaboração de todos e todas para continuarmos seguindo em frente", pontua.

COMENTÁRIOS dos leitores