Fórum do Mutirão do Diabetes oferece atendimento gratuito

Ação em supermercado de Belém terá apoio médico e orientações para a prevenção da doença

sex, 27/11/2020 - 17:41

O mês de novembro também é dedicado ao combate e à prevenção do diabetes mellitus, doença que se tornou uma grave epidemia em todo o planeta e especialmente no Brasil. O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

Para encerrar a programação alusiva ao Novembro Diabetes Azul, campanha mundial em prol da conscientização sobre o diabetes, o Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes promoverá neste sábado (28) o Mutirão do Diabetes, de 9 às 13 horas, no Supermercado Formosa da Augusto Montenegro, em Belém.

O objetivo do Fórum é contribuir para a redução da incidência do diabetes mellitus (DM), melhorando a qualidade de vida da população, principalmente das pessoas mais carentes. "O principal objetivo é sensibilizar as pessoas da necessidade da prevenção do diabetes. É chamar atenção para a obesidade, o sedentarismo, que hoje é muito frequente na nossa sociedade. E também para as pessoas que têm antecedentes na família fazerem os seus exames preventivos no sentido de detectar a doença’’, disse o médico Edmundo Almeida, coordenador geral do Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes.

Edmundo ressalta que o diabetes do tipo 2 que é o mais frequente: 50% das pessoas são diabéticas e não sabem, só vão saber se fizerem o exame ou se estiverem apresentando sintomas como perda de peso, vontade de urinar várias vezes ao dia, muita sede.

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o Fórum optou por realizar parcerias com empresas e instituições sediadas na Região Metropolitana de Belém (RMB) com interesse em ofertar para suas equipes palestra de esclarecimento sobre diabetes e exames básicos como glicemia, aferição de pressão arterial (PA), antropometria (verificação de peso, altura e índice de massa corporal – IMC), avaliação por clínica médica, endocrinologia, cardiologia, nutrição e exame de fundo de olho.

O projeto envolve três tipos de ação: o esclarecimento sobre o diabetes à população em geral, visando sua prevenção; a orientação para pessoas pertencentes a grupos de risco, pré-diabéticas e diabéticas; e o atendimento a pessoas em tratamento, com diagnóstico de diabetes.

Nos dias 7 e 21 de novembro ocorreram dois mutirões, sendo atendidas 152 pessoas residentes na Missão Belém, localizada em Benevides, e 137 colaboradores do Preço Baixo de Ananindeua.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil soma atualmente mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. Os dados da Federação Internacional de Diabetes mostram que no ano passado 463 milhões de adultos viviam com diabetes no mundo, sendo que metade não foi diagnosticada. Em 2019, a doença causou 4,2 milhões de mortes no mundo e pelo menos US$ 760 bilhões em gastos com saúde, o que equivale a 10% dos gastos totais com adultos.

Serviço

MUTIRÃO DO DIABETES

Data: 28/11/20 (sábado)

Hora: 9 às 13 horas

Local: Supermercado Formosa da Augusto Montenegro.

Por Amanda Lima (com informações da assessoria do Fórum).

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores