Cientista inglês quer o título de 'dono de Marte'

Médico Phil Davies criou um sistema a laser para gerar dióxido de carbono na atmosfera do planeta vermelho

por Alex Dinarte seg, 30/11/2020 - 17:48
Space X Space X

Se depender do médico britânico Phil Davies, 55 anos, o planeta Marte já tem dono e o proprietário é ele próprio. O cientista inglês é criador de uma projeção a laser capaz de atingir a atmosfera do planeta vermelho a 91 milhões de quilômetros, e pode gerar dióxido de carbono no ar marciano. Segundo os especialistas, a liberação do gás tornaria o planeta habitável.

Em entrevista ao portal de notícias Daily Star, o cientista disse estar em busca do reconhecimento do projeto na Organização das Nações Unidas (ONU) para se declarar "dono de Marte". Segundo ele, a legislação espacial vigente permite que qualquer pessoa que obtenha sucesso em criar uma atmosfera habitável pode reivindicar o título. No entanto, para ingressar na ONU, o médico precisa da chancela de uma nação pertencente ao grupo e, para isso, tenta convencer o governo britânico a dar o suporte necessário para aprovação do pedido.

Ainda segundo o médico, a reivindicação do título não é apenas para que a superfície de Marte tenha um dono. Na declaração ao portal inglês, o cientista alega que o pedido vai de encontro à política de superpotências, que podem tentar explorar os minérios do espaço sideral com armas nucleares. De acordo com ele, o Tratado do Espaço Sideral é a única lei que impede o uso de material bélico em outras órbitas.

COMENTÁRIOS dos leitores