Irã: vacina anti-Covid terá nome de cientista assassinado

Mohsen Fakhrizadeh foi morto em emboscada na sexta-feira

seg, 30/11/2020 - 08:59
ROBYN BECK / AFP ROBYN BECK / AFP

A vacina iraniana contra o novo coronavírus será batizada com o nome do cientista Mohsen Fakhrizadeh-Mahabadi, um dos líderes do programa nuclear do país e morto em uma emboscada na última sexta-feira (27).

Segundo Alireza Zali, chefe da unidade de crise do governo contra a pandemia, o imunizante, que está na fase de ensaios clínicos, se chamará "Mártir Fakhrizadeh". "A vacina foi feita graças aos esforços do pesquisador nuclear Mohsen Fakhrizadeh e de seus colegas", disse Zali.

Até o momento, o Irã tem cerca de 950 mil casos do novo coronavírus e quase 48 mil mortes, de acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, dos EUA.

    Funeral - O funeral de Fakhrizadeh foi realizado nesta segunda-feira (30) e ficou marcado por promessas de vingança.

"Como soldado, prometo que nenhum assassinato ficará sem resposta por parte do Irã", afirmou o ministro da Defesa da república islâmica, Amir Hatami, em um discurso fúnebre sobre o cientista.

"Caçaremos os criminosos até o fim e cumpriremos o comando do guia Ali Khamenei de puni-los", acrescentou. O Irã culpa Israel pelo assassinato e acusa o país rival de ter agido como "mercenário" dos EUA.

A emissora estatal iraniana PressTV, citando uma fonte anônima, divulgou nesta segunda-feira que as armas recuperadas no lugar da emboscada têm produção israelense.

Fakhrizadeh foi sepultado no santuário Imamzadeh Saleh, com a presença de membros de alto escalão das Forças Armadas, mas em cerimônia fechada ao público para evitar aglomerações.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores