Abrigo de idosos é interditado e dona é presa no Recife

O local não possuía alvará de funcionamento e a proprietária retinha os cartões de benefício dos idosos, indica a polícia

por Victor Gouveia ter, 01/12/2020 - 10:40
Pixabay Uma idosa, de 95 anos, foi socorrida com graves escaras nas costas Pixabay

Um abrigo clandestino de idosos, localizado no bairro da Mangabeira, Zona Oeste do Recife, foi interditado nessa segunda-feira (30). A proprietária do local foi presa por maus tratos, retenção do cartão de benefício e apropriação indevida dos rendimentos de idosos. 

Os próprios moradores do entorno realizaram a denúncia junto à Promotoria de Justiça e Cidadania. Eles informaram que o abrigo amontoava 11 idosos e duas pessoas com necessidades especiais, que estavam expostas a condições degradantes. 

 

A Vigilância Sanitária encontrou fraldas e alimentos jogados no chão do abrigo, que não tinha ventilação adequada, nem possuía enfermeiros ou responsáveis técnicos. Parte do almoço que seria servido estava estragado e remédios estavam jogados.

"Não foi apresentado alvará de funcionamento, CNPJ, não havia, sequer, ficha cadastral dos abrigados, prontuário médico, nem prescrições médicas para os medicamentos ministrados", indica a Polícia Civil (PC), que acrescenta que os idosos revesavam poltronas e camas. 

Os quatro colaboradores trabalhavam sem carteira assinada e eram remunerados com o saque dos benefícios dos abrigados. Um dos cartões ainda teria sido empenhado numa farmácia.

O local foi fechado pela Delegacia do Idoso (DHPP) e uma idosa, de 95 anos, precisou ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com escaras "gravíssimas" nas costas. "Ao longo desses meses na Delegacia do Idoso, nunca vi escaras tão horrorosas. As fotos são chocantes e sequer podrão ser exibidas", disse a delegada Tereza Nogueira.

O grupo Mulheres do Brasil uniu-se às autoridades para identificar as famílias das vítimas. Os que se negarem a receber os idosos responderão criminalmente, reforça a PC.

COMENTÁRIOS dos leitores