PE: Casal espera há mais de 20 dias por resultado da Covid

Eles fizeram o teste no dia 19 de dezembro e precisaram se isolar por medo de transmitir o vírus, mesmo não tendo recebido o resultado

por Jameson Ramos ter, 12/01/2021 - 16:02
Pixabay Teste foi feito no dia 19 de dezembro do ano passado Pixabay

Viver com a certeza de que está com a Covid-19 é tarefa difícil para os que têm diagnóstico confirmado. Mas e quando você apresenta os sintomas, faz o teste e não consegue confirmar se está infectado porque espera há 24 dias pelo resultado - que ainda não foi divulgado? Essa é a realidade de Lidiane Gomes Pereira e de seu esposo João Paulo Maciel Araújo.

Eles fizeram o teste no dia 19 de dezembro do ano passado, no Centro de Convenções, localizado em Olinda, Região Metropolitana do Recife. Lidiane lembra que, no dia que fez o teste, estava apenas com dor na garganta. No entanto, o seu marido apresentava mais sintomas: febre, coriza, dor de cabeça e tosse.

Dias depois de fazer o teste, Lidiane Gomes precisou ser levada para uma Unidade de Pronto Atendimento por conta da piora de sua saúde. "No dia 26 (de dezembro) eu fui para a UPA com dificuldade para respirar e acabei ficando no isolamento, onde basicamente só tinha idosos com Covid-19. Bate umas paranoias do tipo: se eu não tinha, peguei agora", explica.

Diante desses sintomas e sem o resultado dos teste, o casal preferiu ficar em isolamento, mesmo sem a confirmação da Covid-19. Lidiane confirma que já entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Pernambuco por três vezes pelo e-mail, mas escuta um pedido de desculpas pela demora e a instrução de que deve tentar no outro dia, depois das 15h. “Já cheguei a ir pessoalmente atrás do resultado que, segundo eles, saia com 10 dias úteis”, pontua a paciente.

Em resposta ao LeiaJá, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) disse que desde o início da pandemia tem trabalhado para ampliar a capacidade de testagem da população, assim como o processamento das amostras coletadas de pacientes suspeitos para o novo coronavírus.

A SES compara que, no final de março de 2020, a rede pública conseguia analisar, por semana, cerca de 770 exames de biologia molecular (RT-PCR). Contudo, agora esse quantitativo subiu para 21 mil por semana apenas no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), além de mais 5,5 mil testes semanais processados nas unidades parceiras da rede.

A Secretaria de Saúde garante que após dar entrada no Lacen, as amostras são liberadas em até 72h. Mas, ressalta que os casos mais graves são priorizados. 

"Com a ampliação da população prioritária para testagem, assim como da abertura de novos centros estaduais de testagem, houve aumento da demanda de amostras recebidas pelo Lacen. Por isso, além das parcerias firmadas pela SES com outros serviços da rede, como a Fiocruz PE e UFPE, o Lacen também tem enviado material para outros laboratórios de referência do País ligados ao Ministério da Saúde", salienta a SES. 

A Secretaria Estadual de Saúde complementa que o prazo para recebimento dos resultados dessas amostras encaminhadas para outros Estados têm sido maior pela dinâmica de cada estabelecimento. 

Para otimizar a dinâmica de entrega de resultados de exames feitos nos centros de testagem estaduais, a SES-PE aponta que montou uma central de atendimento para envio dos resultados. A população pode entrar em contato com a central a partir do sétimo dia após o exame pelo (81) 3184.0008 ou 3184.0012, de segunda a sexta, das 8h às 17h, evitando deslocamento até os centros de testagem.

COMENTÁRIOS dos leitores