Feirantes interditam via durante protesto em Olinda

Comerciantes foram retirados do local em ação de ordenamento urbano da prefeitura

qua, 13/01/2021 - 13:37

Feirantes de Beberibe, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), fizeram um protesto nesta quarta-feira (13) contra o recolhimento de suas barracas pela prefeitura. O grupo ateou fogo em entulhos e interditou a Estrada de Águas Compridas, nas proximidades da Praça da Convenção. 

A ação da prefeitura teve como foco os feirantes que montam suas bancas na calçada e na via da Ponte de Beberibe e da Estrada de Águas Compridas. O atrito entre esses comerciantes e a prefeitura não é novo, já tendo ocorrido protestos anteriormente. 

O vendedor de verduras Aldemar Aderbal, que participou do protesto, acusou o prefeito Lupércio (SD) de descumprir um acordo firmado com os comerciantes."Em novembro, ele tinha feito um acordo com a gente depois de vários protestos. Ele acertou que a gente não ficava na calçada e a gente ficava no meio-fio. Ele que está provocando essa situação", acusou.

Segundo Aderbal, eles foram transferidos para um beco insalubre. Outros manifestantes também criticaram o local para onde foram levados, dizendo ter muitos bichos e ser ponto de tráfico.

Por nota, a Prefeitura de Olinda afirmou que a ação de ordenamento ocorre para impedir a comercialização irregular nas calçadas e na via. Segundo a Secretaria de Controle Urbano, não procede a informação de que foram levados para um local inadequado. 

A operação, iniciada na terça-feira (12), é realizada pela Guarda Municipal de Olinda, Secretaria de Controle Urbano e Polícia Militar (PM). Policiais e bombeiros estiveram no local do protesto nesta manhã.

COMENTÁRIOS dos leitores