Mudança de hábitos: o caminho para uma vida nova

Nutricionista mostra como a reeducação alimentar pode ser garantia de saúde

sex, 15/01/2021 - 10:56

Ano novo, vida nova. A frase costuma ser repetida sempre que as pessoas se referem àquela listinha de promessas de mudança de hábitos. Entre as mais comuns estão: comer de maneira mais saudável, perder peso, fazer exercícios com regularidade, colocar a vida financeira nos eixos e conseguir um emprego novo. Parar de fumar, gerenciar melhor o estresse, investir em um relacionamento e beber menos também aparecem entre os assuntos mais procurados. Em resumo, saúde e dinheiro são as principais preocupações.

Tirar a vontade de mudança do papel, no entanto, costuma ser mais complicado do que parece. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Scranton (Pensilvânia/USA), após seis meses, somente metade das pessoas que costumam escrever suas resoluções permanecem firmes no propósito. E no fim do ano, apenas 8% atingiram seus objetivos.

A questão é que as metas estão diretamente relacionadas à adoção de um estilo de vida mais saudável, o que exige planejamento e motivação.

Para a nutricionista Kelly Oliveira, a meta da alimentação mais saudável pode ser um pouco mais complicada porque é relacionada a privações. “Muitas pessoas relacionam comida, principalmente as calóricas e açucaradas ou com maior aporte de gorduras ruins - que são mais palatáveis e mais gostosas - com afeto e com emoção. Restringir isso muitas vezes gera sofrimento. E como os resultados, principalmente no emagrecimento, são lentos, elas não aguentam sustentar a mudança e desistem”, explica.

A questão é que o sucesso dessas resoluções depende de uma reeducação alimentar e não de uma dieta. A nutricionista destaca a necessidade de um apoio multiprofissional como o primeiro passo para cumprir as metas. “A primeira escolha é sempre iniciar sozinho e isso é muito difícil. As pessoas acabam fazendo escolhas erradas, procurando na internet, em fontes não confiáveis e não conseguem obter os resultados esperados”, diz Kelly.

Perder peso fez parte das resoluções da farmacêutica Graciane Leão há muito tempo. Ela conta que na primeira semana de janeiro era comum iniciar uma dieta. “Fiz todas: dieta da lua, dieta dos pontos, contei calorias, dieta das frutas. Mas depois de alguns dias parava tudo. Não emagrecia o que queria e depois engordava novamente, naquele efeito sanfona”, lembra. A consequência da obesidade era sentida na saúde: colesterol e glicose altos, dores articulares, dificuldades para fazer minhas atividades diárias, falta de disposição”, enumera Graciane.

Mas na passagem de 2019 para 2020, Graciane decidiu fazer diferente e conseguiu entrar no seleto grupo dos 8% que conseguiram cumprir as resoluções. “Fui a uma loja comprar uma calça e só coube a numeração 48. Me senti muito mal e decidi que iria cuidar da minha saúde e se livrar da obesidade”, lembra.

Ela não fez isso sozinha. Ao invés de recorrer a dietas da moda e dicas da internet, dessa vez procurou uma nutricionista e buscou orientações personalizadas. O resultado foi a perda de peso ao longo do ano de 2020, de forma consciente e saudável. Ela começou o ano com 95 quilos e hoje comemora os 62 quilos atuais. “Mudei meus hábitos alimentares, ganhei em saúde e autoestima”, garante.

A transformação física teve relação direta com uma mudança de vida mais ampla. A farmacêutica conseguiu concluir um MBA em 2020 e encarou o desafio de ser a representante da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Oncológicos (SOBRAFO) no Pará. “Mesmo com todas as dificuldades trazidas pela pandemia em 2020, posso dizer que foi o meu melhor ano”, comemora Graciane.

Para 2021, as metas já estão definidas: começar o mestrado e continuar com a alimentação saudável.

Veja algumas dicas

Hidrate-se - Comece aumentando o consumo de água (2,5 litros por dia é a necessidade média). Sucos naturais e chás também são recomendados.

Um passo de cada vez - Crie o hábito de se exercitar a cada dia mais. Inicie uma caminhada simples, de baixo impacto e menor duração, com ajuda profissional para aumentar frequência e intensidade.

Coma uma fruta por dia - O consumo de frutas é primordial. Aproveite os momentos de lanches rápidos e insira mais frutas na sua rotina diária.

Menos calorias - As refeições maiores (como almoço e jantar) são ideais para mudanças na oferta calórica. Prefira iniciar a refeição com saladas cruas que proporcionam saciedade e são excelentes fontes de nutrientes variados.

Arco-íris no prato - Uma ótima dica para fortalecer a saúde é se guiar pelas cores dos alimentos. Frutas e vegetais possuem cores diferentes que carregam nutrientes variados.

Dormir mais e melhor - Pessoas que dormem pouco ou inadequadamente tendem a sofrer com o organismo desregulado e com aumento da fome, tornando-se um fator para o aumento de peso. É fundamental dormir bem. No mínimo, oito horas diárias.

Cuide da sua saúde - A realização do check-up anual permite o rastreamento e o diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares como o infarto e o AVC; de doenças metabólicas como o diabetes, o hipotireoidismo e a osteoporose; de doenças neoplásicas como o câncer de intestino, de pele, de mama e de próstata; e de doenças infecciosas como as hepatites crônicas e o HIV.

Prevenção e autocuidado - Lembre de que 2021 é ainda um ano em que teremos que nos moldar às exigências sanitárias, com a limitações impostas pela pandemia. Considere isso na hora de estabelecer as metas para manter a motivação em dia.

Com informações do Centro de Tratamento Oncológico (CTO). Edição de vídeo: Sandy Brito.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores