Cidade do ES perde todas as doses da vacina contra a Covid

Segundo o município, foram perdidos 133 doses de vacinas e 53 kits de testes de Covid-19

qui, 18/02/2021 - 11:40
Reprodução/Facebook A Polícia Civil foi acionada para investigar se energia foi desligada por vândalos Reprodução/Facebook

A cidade de Rio Bananal, no Espírito Santo, perdeu todas as doses armazenadas de vacinas contra a Covid-19, informou a prefeitura nesta quinta-feira (18). Segundo o município, o fato ocorreu por suposto ato de vândalos, que teriam desligado o relógio de energia da sede de vacinação.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Rio Bananal, funcionários do prédio onde as vacinas são armazenadas chegaram ao local nesta manhã e notaram que não havia energia elétrica. O município ficou em ponto facultativo de segunda-feira (15) até quarta-feira (17) devido ao período de carnaval.

Foram perdidas 133 doses da vacina que seriam aplicadas em profissionais de saúde na segunda etapa de vacinação. Também houve perdas de imunizantes de outras doenças, de 53 kits de testes de Covid-19 e medicamentos de alto custo.

Em um vídeo divulgado pela prefeitura, a coordenadora de imunização de Rio Bananal, Márcia Venturim, disse ter recebido a ligação de uma servente por volta das 5h30 informando que o prédio estava sem energia e a geladeira, apitando.

"Todas as vacinas do município estavam sendo armazenadas aqui por segurança durante o feriadão e a temperatura dela já estava em 23 graus. Totalmente estragado", diz Venturim no vídeo.

A coordenadora contou ter feito um boletim de ocorrência. "Estou aguardando a Polícia Civil para fazer uma investigação para saber o que aconteceu, se foi ato de vandalismo ou o que aconteceu com o prédio", afirmou. O Governo do Espírito Santo já foi informado do ocorrido.  

A cidade de Rio Bananal recebeu 479 doses de vacinas. O município tem cerca de 19 mil habitantes.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores