Podcast aborda efeitos das medidas restritivas na economia

Empresários criticam decretos que suspendem atividades e falam sobre prejuízos. Enfermeira reforça importância do lockdown para conter a pandemia.

qua, 31/03/2021 - 15:16

No último dia 9 de março, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou lockdown no Estado de 10 até 29. Durante esse período, muitos empreendedores paraenses foram afetados com as medidas restritivas adotadas.

Lojista do ramo de variedades, Bernadete Portal afirma que os comerciantes do pequeno comércio são essenciais, pois empregam pessoas que não tiveram oportunidade de estudo. Além disso, recolhem impostos que movem a máquina do Estado.

Empreendedor do ramo de óticas, Erick Viana não nega a gravidade da doença, mas afirma: “É necessário manter os empreendimentos abertos porque muitas famílias irão perder os seus empregos”.

Enfermeira responsável pela vacinação contra a covid-19 no posto da UNAMA - Universidade da Amazônia, da Alcindo Cacela, e professora do curso de Enfermagem da instituição, Adriana de Sá defende o lockdown devido ao crescimento da pandemia. Afirma também que a pressão no sistema de saúde faz com com que a oferta de leitos não seja suficiente para a atender à alta demanda.

A assessoria do governo do Estado foi procurada, mas não quis participar do debate. Abaixo, ouça o podcast:

Por Cássio Kennedy e Álvaro Davi, com apoio de Vinicius Santos.

COMENTÁRIOS dos leitores