Caixa terá que indenizar homem trans agredido verbalmente

Caso aconteceu em uma agência do banco em Jaboatão dos Guararapes

por Jameson Ramos qua, 21/07/2021 - 16:02
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Agência da CAIXA Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A CAIXA e a empresa Interfort foram condenadas a indenizar um cliente trans agredido verbalmente e ameaçado com arma de fogo por um segurança de uma agência de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. 

Daniela Zarzar, titular da 30ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, condenou as empresas ao pagamento de R$ 5 mil. O julgamento foi proferido em audiência de instrução realizada na última terça-feira (20). 

O autor do processo detalhou que o caso aconteceu no dia 20 de setembro de 2019, quando ele foi à agência da Caixa com sua companheira e presenciou uma confusão que foi 'resolvida' de forma grosseira pelo segurança da Interfort.

O rapaz lembra que não gostou da forma que o segurança tratou a situação e foi falar com o ele. Neste momento, o funcionário teria se alterado e tentado levá-lo para fora da agência. 

O  cliente negou-se a sair e solicitou falar com o gerente, mais uma vez impedido pelo segurança que destacou o coldre, mostrou o revólver e ameaçou atirar. Nesse momento, o autor do processo falou que desferiu palavras grosseiras, chamando de "filho da p**a racista”.

Diante dos fatos e após o julgamento, a juíza deu a oportunidade a ambos o direito mútuo de perdão. Um pela referência autoritária e racista; o outro pelas palavras grosseiras e agressivas. 

"Embora resistentes inicialmente, os interessados expuseram seus pedidos de desculpas, o que representou  um ponto final no episódio, de modo a virar a página para uma nova vida, uma vida de respeito e dignidade aos cidadãos", considerou a magistrada.

COMENTÁRIOS dos leitores