PE registra menos de 800 pacientes internados em UTIs

É a primeira vez que o Estado consegue esse feito desde o início de janeiro deste ano. Secretário alerta, porém, que cuidados contra a Covid-19 devem continuar

por Jameson Ramos qui, 22/07/2021 - 20:05

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (22), que pela primeira vez, desde o início de janeiro deste ano, Pernambuco registrou menos de 800 pacientes internados em leitos de UTI para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na rede pública. 

Segundo o secretário de Saúde André Longo, o Estado continua assistindo a um cenário de desaceleração dos indicadores da Covid-19 em todas as regiões. Na Semana Epidemiológica (SE) 28, encerrada no último sábado (17), os casos de SRAG voltaram ao patamar do final do ano passado.

“Foram 705 notificações, o que representa queda de 23% em relação à SE 27 e de 28% em 15 dias. Já nas solicitações por leitos de UTI, tivemos uma queda de 8,6% entre as semanas 28 e 27. Com isso, as taxas de ocupação, mesmo com a redução progressiva de leitos, permanecem em patamares baixos, próximos a de 50%”, informou Longo. 

Para o secretário, o cenário positivo é fruto de uma combinação de fatores essenciais: “Primeiro, a compreensão da grande maioria da população, que assumiu a responsabilidade com a proteção de toda a sociedade. Mas reforço que os próximos passos ainda dependem das nossas atitudes”.

Longo acentua que “neste momento em que a variante Delta, que já tem transmissão comunitária em alguns Estados, traz uma preocupação adicional em todo o mundo, precisamos acelerar a vacinação e fazer com que as pessoas completem todo o esquema vacinal".  

COMENTÁRIOS dos leitores