Traslado de Nossa Senhora abre o Círio sem procissões

Em ritmo acelerado, berlinda com a Imagem Peregrina percorre ruas de Belém, da Basílica Santuário até Ananindeua, sem paradas, mas com grande acompanhamento de fiéis

sex, 08/10/2021 - 12:23

O Traslado da Viagem de Nazaré da Basílica Santuário até a Igreja Matriz de Ananindeua nunca foi tão rápido. A berlinda conduzida por um veiculo da Polícia Rodoviária Federal cumpriu o percurso de cerca de 30 quilômetros, nesta sexta-feira (8), em menos de cinco horas. Mesmo sem as procissões, por causa da pandemia de covid-19, o Círio está nas ruas.

Não houve paradas para as tradicionais homenagens, mas o povo fiel acompanhou a Santa de carro, moto e bicicleta e milhaes de pessoas acenaram das calçadas. A berlinda saiu às 7h30 da Basílica Santuário e seguiu por algumas das principais ruas e avenidas de Belém, Ananindeua e Marituba

O Traslado ocorre desde 1992 e é a mais longa de todas as romarias do Círio. Este ano, como em 2020, será a única. No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e vários devotos prestam homenagens à Nossa Senhora de Nazaré.

No domingo (10), em vez da grande procissão do Círio, os devotos poderão participar de uma extensa programação, transmitida pelos canais de comunicação da Igreja Católica e pelas redes sociais. Às 7 horas haverá a Missa na Catedral de Belém, fechada ao público. Em seguida, começa a breve homenagem da Esquadrilha da Fumaça, com uma passagem pela Catedral.

Às 8h30 a Imagem Peregrina sai do píer na Casa das 11 Janelas e faz um sobrevoo pela cidade, passando por alguns hospitais, iniciando no Hospital da Marinha, seguindo pela Ordem Terceira, Hospital do Exército, Santa Casa  e PSM da 14 de março (estes dois recebem homenagem com pétalas de rosas jogadas), Beneficente Portuguesa, Hospital Amazônia, Ophir Loyola (com homenagem de pétalas), Hospital Unimed, PSM do Guamá (com homenagem de pétalas), Hospital HSM, Porto Dias (com homenagem de pétalas), Hospital da Aeronáutica, Metropolitano e Abelardo Santos, que também recebem homenagem de pétalas.

“Será um momento verdadeiramente emocionante, em que lembraremos o quanto foram difícil estes meses, quanto sofrimento e vidas perdidas nestes locais, mas também quantas mensagens de esperança e fé tivemos. Nossa Senhora estará agradecendo aos profissionais de saúde e nos abençoando, para que em 2022 possamos celebrar como ela merece o Círio 230º”, ressalta Albano Martins, coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

 A Imagem retorna para o Hangar do GRAESP, no aeroporto, e aguarda para fazer um novo sobrevoo pelo trajeto do Círio, às 11 horas, pousando no estacionamento da Basílica, para acessar a berlinda e entrar na Praça Santuário, onde ficará em exposição durante a quinzena do Círio.

O público só terá acesso à Praça depois das 12 horas, quando se inicia a Missa de encerramento na Basílica Santuário, presidida pelo bispo auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro. O acesso à Missa será permitido, porém controlado. Veja, aqui, mais fotos do Traslado.

Com informações da DFN.

COMENTÁRIOS dos leitores