Papa visitará ilha de Lesbos durante viagem à Grécia

A ilha conhecida como local de recepção de refugiados, onde esteve em 2016 no ápice da crise migratória

qui, 14/10/2021 - 14:42
ETTORE FERRARI (Arquivo) O papa Francisco durante audiência no Vaticano com refugiados vindos da ilha de Lesbos, na Grécia, em 19 de dezembro de 2019 ETTORE FERRARI

O papa Francisco retornará à ilha de Lesbos, na Grécia, conhecida como local de recepção de refugiados, onde esteve em 2016 no ápice da crise migratória, informou nesta quinta-feira (14) o arcebispo local e o Ministério de Migrações do país europeu.

Francisco tinha anunciado no início de setembro que visitaria Grécia, Chipre e Malta, mas sem detalhar a data de sua viagem.

Uma delegação do Vaticano esteve hoje no acampamento de migrantes de Mavrovouni, em Lesbos, para planejar a visita do papa, conforme constatou um correspondente da AFP.

Uma fonte local declarou à AFP que a visita estava prevista para o fim de novembro, ou início de dezembro, dependendo da situação sanitária.

Guiada pelo secretário-geral do Ministério de Migrações da Grécia, Manos Logothetis, a delegação percorreu as ruas do acampamento temporário de Mavrovouni, que foi erguido rapidamente há um ano, após o incêndio que atingiu o acampamento de Moria, onde o papa esteve em abril de 2016.

"Quando retornar à Grécia, o papa quer visitar Lesbos", declarou nesta quinta-feira o arcebispo dos católicos do Mar Egeu, Joseph Printezis, ao mencionar "a experiência positiva" do pontífice "em sua visita anterior".

O papa "quer ver a evolução do tema dos refugiados" e o "fruto dos esforços da Grécia", acrescentou o arcebispo aos jornalistas.

O religioso detalhou que o papa deseja fazer em Lesbos "uma declaração humanitária, segundo a qual a Igreja e todos os povos da Europa se preocupam com os refugiados, e também mencionar que os outros países europeus deveriam reconhecer o peso suportado pela Grécia".

COMENTÁRIOS dos leitores