Com queda da Covid-19, PE irá focar nas cirurgias eletivas

Cerca de 50 mil cirurgias eletivas ficaram represadas desde o início da pandemia em Pernambuco. O "Opera Mais" deve diminuir o tempo de espera para a realização dos procedimentos

por Jameson Ramos sex, 15/10/2021 - 19:41
Divulgação/Prefeitura do Recife Estado conta com mais leitos disponíveis para as cirurgias eletivas Divulgação/Prefeitura do Recife

O Governo de Pernambuco lançou nesta quinta-feira (15), o programa Opera Mais, que visa ampliar as cirurgias eletivas que foram adiadas ou atrasadas em virtude da Covid-19. O investimento estimado para o programa é de R$ 81,5 milhões e a expectativa é ampliar, até dezembro de 2022, o número de procedimentos eletivos da rede estadual de saúde.

Cerca de 50 mil cirurgias eletivas ficaram represadas desde o início da pandemia em Pernambuco. O Opera Mais deve diminuir o tempo de espera para a realização dos procedimentos e, consequentemente, evitar complicações causadas pela evolução dos procedimentos que foram adiados. 

“Na pandemia muita coisa precisou ser colocada em segundo plano, a prioridade era salvar vidas de quem estava com a Covid. Mas agora vamos tirar o atraso dessas cirurgias que precisam ser feitas. São diversos tipos de procedimentos e toda a rede estadual estará envolvida nisso. Além disso, vamos fazer convênios para ter condições de realmente dar celeridade nessa questão”, garantiu o governador Paulo Câmara.

O secretário de Saúde André Longo reforça que o público não deve se dirigir às unidades de saúde sem antes receber o contato da Central de Regulação, que fará a convocação para a realização do procedimento cirúrgico, assim como o acompanhamento pós-operatório.

O governo estadual garantiu que já a partir desta sexta (15) e sábado (16), algumas unidades já têm programação cirúrgica. Além das cirurgias nos serviços próprios e já conveniados ao Estado, também será lançado um edital de credenciamento para a rede conveniada que deseja se juntar a esse esforço. 

Todos os estabelecimentos deverão adotar protocolos clínico e assistencial compatíveis com a especialidade ofertada, tomar as medidas sanitárias para evitar casos de Covid-19, além da testagem de seus pacientes.

COMENTÁRIOS dos leitores