Noruega: autor de ataque é entregue aos serviços de saúde

As autoridades expressam dúvidas sobre a saúde mental, e por consequência da responsabilidade penal, de Espen Andersen Bråthen, dinamarquês que admitiu ter assassinado cinco pessoas

sex, 15/10/2021 - 07:12
Terje Bendiksby Vigília em homenagem às vítimas do ataque em Kongsberg, cidade do sudeste da Noruega Terje Bendiksby

O homem de 37 anos que admitiu ser o autor do ataque fatal com arco e flechas na Noruega, Espen Andersen Bråthen, foi enviado aos serviços médicos "após uma avaliação de seu estado", anunciou nesta sexta-feira (15) a promotora responsável pelo caso.

"Ele foi entregue aos serviços de saúde na noite de quinta-feira, após uma avaliação de seu estado de saúde", disse à AFP a promotora Ann Iren Svane Mathiassen.

As autoridades expressam dúvidas sobre a saúde mental, e por consequência da responsabilidade penal, de Espen Andersen Bråthen, dinamarquês que admitiu ter assassinado cinco pessoas - além de ter deixado outras duas feridas - nas quarta-feira em Kongsberg, cidade do sudeste da Noruega.

Na quinta-feira, Bråthen começou a passar por uma avaliação psiquiátrica. As conclusões só devem ser divulgadas após vários meses.

Nesta sexta-feira, uma juíza deve se pronunciar sobre a prisão provisória de Bråthen, em uma audiência sem a presença do acusado. As autoridades pediram uma detenção de quatro semanas, as duas primeiras em isolamento.

Em caso de decisão positiva, ele não será detido, e sim colocado sob responsabilidade dos médicos, informou a promotoras.

As autoridades norueguesas afirmaram que o ataque de quarta-feira tem a marca de um "ato terrorista", mas também não descartam a possibilidade de ter sido cometido por alguém com distúrbios mentais.

"Não há dúvidas de que o ato em si apresenta indícios que sugerem que pode ser um ato terrorista, mas agora é importante que a investigação avance e que se esclareça a motivação do suspeito", afirmou na quinta-feira o comandante do Serviço de Segurança Norueguês (PST), Hans Sverre Sjøvold.

"É uma pessoa com idas e vindas no sistema de saúde durante algum tempo", acrescentou Sjøvold.

COMENTÁRIOS dos leitores