Empreendedorismo feminino ganha força no mercado

Empresárias relatam a trajetória no mundo empreendedor e incentivam outras mulheres que desejam ter o próprio negócio

seg, 22/11/2021 - 20:09

No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro), comemora-se a independência e o empoderamento das mulheres. Apesar dos desafios diários, com esforço e inovação elas têm buscado cada vez mais alcançar o próprio espaço em todos os lugares.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), atualmente as mulheres representam 34% do mundo dos negócios, com cerca de 9,3 milhões de empresárias.

Nayara Anielle, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, é maquiadora profissional. Ela conta que sempre gostou do mundo artístico e que trabalha com maquiagem há cinco anos, fazendo também vídeos para a internet. “Esse ano entrei no mercado de cabeça e criei meu estúdio, para trabalhar com o que eu amo e dar cursos para as pessoas que também buscam esse conhecimento”, diz.

Para Nayara, ter o próprio negócio é muito significativo. Ela enfatiza que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mercado, com muita luta e trabalho árduo para conseguirem o que desejam. “E eu, hoje, sinto-me realizada só de abrir meu espaço e conquistar mais um sonho que eu almejava”, acrescenta.

Sobre o empoderamento feminino no mundo empreendedor, Nayara aponta que, quando a igualdade de gênero não é uma prioridade, isso se torna transformador, pois motiva as mulheres a darem o melhor de si nas profissões que querem seguir. Segundo ela, o maior desafio tem sido alcançar um público maior que confie em uma nova maquiadora.

As redes sociais têm sido aliadas da maquiadora nesse sentido. Nayara conta que elas ajudam na divulgação do trabalho e a conhecer pessoas. “Comecei fazendo vídeos nas redes sociais, os famosos ‘challenges’ (desafios) e tutoriais. Hoje sou uma profissional na área, dou dicas, faço mais vídeos, interajo, tiro dúvidas, e muitos que conhecem meu trabalho pela internet hoje são meus clientes e alunos”, diz.

Nayara aconselha quem deseja trabalhar por conta própria. “Meu conselho é, primeiramente, confie em Deus, não desista dos seus sonhos, pois pode demorar o tempo que for, mas se você tiver fé, você consegue realizar tudo. Invista na sua área, faça cursos, pense à frente, pense em algo inovador, sempre mostre o seu diferencial”, incentiva.

A empresária Raiza Aquino, 29 anos, vem de uma família de comerciantes. Em 2014, resolveu abrir o próprio negócio. Ela conta que o mundo da beleza a encantou, e hoje está à frente de três lojas, em Belém, que já contam com 30 colaboradoras e onde são oferecidos serviços de depilação, esmalteria e design de sobrancelhas.

Os altos impostos e pouco incentivo destinado às pequenas empresas e profissionais com baixa qualificação são alguns dos desafios do mercado, diz Raiza. Entretanto, ela afirma que sempre foi apaixonada pelo empreendedorismo. “Ter meu próprio negócio me faz ser forte, ousada para superar os desafios, ser resiliente e ser uma ponte para que outras mulheres também possam ter sua independência financeira e mudar sua realidade de vida”, complementa.

A empresária acredita que o empoderamento das mulheres que são empreendedoras é muito importante. “Não vendemos somente serviços de beleza, bem-estar, mas principalmente o amor próprio, cuidado, autoaceitação”, destaca.

Raiza tem planos para o futuro que incluem a expansão das lojas, o investimento em novos produtos e a capacitação e padronização da equipe. A empresária também aconselha e incentiva aquelas que desejam abrir o próprio negócio. “Seja persistente, não desista na primeira, segunda ou terceira dificuldade. Empreender é ser resiliente”, diz.

Instagram – Clube Depil (Raiza Aquino): www.clubedepil.com.br

Instagram – Nayara Anielle Makeup.

Por Isabella Cordeiro.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores