Saiba como será o Dia de Nossa Sra. da Conceição no Recife

Solenidade que aproxima fiéis da Imaculada anualmente tem programação própria e altera funcionamento do transporte público

por Vitória Silva qua, 08/12/2021 - 08:00
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens Festa de Nossa Senhora da Conceição no Recife, em 2020 Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens

Anualmente, o Dia de Nossa Senhora da Conceição — 8 de dezembro — mobiliza milhares de fiéis no Recife, que se dirigem às paróquias, pontos altos da cidade e, especialmente, ao morro que leva o nome da santa, para pagar promessas e agradecer as bênçãos recebidas pela figura canônica. O tema da festa que celebra a padroeira afetiva da capital pernambucana, este ano, é "Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos". A programação já foi iniciada nessa terça-feira (7), mas é na quarta (8) que a cidade aguarda a maior movimentação. Confira a programação do feriado municipal: 

Acesso 

Devido à pandemia, há controle de pessoas para a visitação da imagem da santa nas dependências da igreja. Estarão abertas duas entradas frontais ao público, e duas saídas laterais. É preciso estar utilizando máscara para circular no local. Voluntários deverão fazer a higienização das velas utilizadas pelos visitantes. 

Missas 

As missas campais, suspensas em 2020 por causa da pandemia, serão retomadas e devem acontecer de hora em hora; para os fiéis que acompanham de suas casas, é possível celebrar a solenidade da Imaculada com a transmissão que acontece pelo YouTube, no canal do Santuário do Morro da Conceição. 

Presencialmente, as missas acontecerão nos seguintes horários: meia-noite, 2h, 4h, 6h, 10h, 12h e 14h, em frente à igreja, no palco montado para a celebração. Dentro do santuário, a primeira celebração começa à 1h, e as demais acontecem às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h. De acordo com a organização do evento, são disponibilizados, a cada missa, 480 lugares nos bancos da igreja e 320 lugares nas cadeiras distribuídas em torno do santuário. 

Carreata 

A concentração para o momento de encerramento, que leva a imagem da santa a vários pontos da cidade, acontece às 15h, com saída prevista para às 16h do edifício-sede da prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. A carreata segue até a Praça do Morro da Conceição, onde é realizada a celebração de encerramento da Festa do Morro. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, preside a cerimônia, que começa a partir das 19h30. 

Trânsito 

As frotas de ônibus foram ampliadas para comportar a movimentação nas principais regiões da Região Metropolitana do Recife amanhã (8). No morro da Conceição, o acesso de carros já está restrito desde esta terça-feira (7). Uma parada de ônibus provisória, em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco, foi implantada na Avenida Norte, que liga o bairro da Macaxeira ao bairro de Santo Amaro, no Recife, no sentido cidade/subúrbio. O ponto atende apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira (Avenida Norte). 

De acordo com o Grande Recife Consórcio, na quarta-feira (8), 281 ônibus devem circular pela região. Os coletivos farão 2.536 viagens ao longo do dia, 999 viagens a mais do que em feriados comuns. 

Também foi implantada uma parada de ônibus provisória na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044, na frente da Escola Profissionalizante Dom Bosco. O ponto atende apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira (Avenida Norte). 

COMENTÁRIOS dos leitores