Recenseadora sofre tentativa de estupro durante pesquisa

Vítima realizava entrevista para o Censo 2022 do IBGE em cidade no Litoral Sul de Alagoas

por Vitória Silva sex, 12/08/2022 - 09:42
Tânia Rego/Agência Brasil Censo 2022 do IBGE começou em 1º de agosto Tânia Rego/Agência Brasil

Uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi vítima de uma tentativa de estupro em Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas. O crime aconteceu na terça-feira (9), mas a informação foi divulgada na quinta-feira (11). No momento em que foi abordada pelo agressor, a mulher realizava uma entrevista para o Censo 2022. A Polícia Militar foi acionada de imediato e o suspeito, preso em flagrante.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, que não teve o nome divulgado, foi convidada pelo entrevistado a entrar na casa, para continuar a aplicar o questionário, como um gesto de gentileza. Lá, o suspeito, de 39 anos, fez a investida. A recenseadora conseguiu fugir do local e foi a responsável por acionar os policiais. 

Por meio de nota, o IBGE informou que prestou apoio à servidora, que está bem e "optou por seguir realizando as atividades em outro setor censitário". Disse ainda que o "boletim de ocorrência será entregue ao Procurador Regional da República, dada a jurisdição federal do caso" (leia na íntegra ao final do texto). 

O suspeito teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva pelo juízo da 4ª Vara de São Miguel dos Campos. Ele permanece preso na delegacia da 6ªDRP, de onde deve ser transferido para o Sistema Prisional em Maceió. 

Confira a nota na íntegra: 

O IBGE vem a público repudiar e lamentar a conduta criminosa praticada contra uma de nossas recenseadoras durante exercício do trabalho de pesquisa, na última segunda-feira, no município de Jequiá da Praia. As autoridades policiais competentes foram rapidamente acionadas para a devida e necessária investigação. O boletim de ocorrência será entregue ao Procurador Regional da República, dada a jurisdição federal do caso. 

O órgão informa ainda que tomou todas as providências de auxílio à vítima desde a ciência da tentativa do crime, ao prestar o indispensável apoio emocional e disponibilizar o corpo técnico especializado do Instituto para o suporte psicológico. Por fim, o IBGE informa que a servidora está bem e optou por seguir realizando as atividades em outro setor censitário. 

COMENTÁRIOS dos leitores