Oposição quer um novo pacto de convivência na Câmara

Antecipação da pauta do dia vai ser levada em discussão pela bancada

qua, 31/07/2013 - 21:02
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Raul Jungmann também deseja mais um dia de trabalho na Câmara Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

A oposição deve levar uma série de propostas para serem discutidas na retomada das atividades da Câmara dos Vereadores na próxima semana. Segundo o líder da bancada, Raul Jungmann (PPS), os parlamentares oposicionistas querem discutir um novo pacto de convivência e respeito com os governistas. Entre os pedidos de mudança no cotidiano parlamentar, a antecipação da pauta do dia está entre as principais reivindicações.

“A gente só fica sabendo dos projetos que vão ser votados minutos antes da sessão. Isso é uma estratégia que o Governo usa para não estudarmos o projeto. Entramos no projeto sem saber o que vai ser discutido”, afirmou o pós-comunista.

“Iremos propor que o presidente da Câmara (Vicente André Gomes – PSB) formalize o projeto de conjunto de líderes. Para que este grupo discuta antecipadamente o que vai ser levado a plenário. Pelo menos com um dia de antecedência podemos discutir sobre isso. Não tem como saber. É como se fosse uma loteria”, completou.

Raul Jungmann também criticou a forma que as matérias do Governo municipal são aprovadas na Casa Legislativa. “Muitos projetos são aprovados sem passar pelas comissões. Você tem uma comissão que devia analisar. Mas alguns (projetos), muitas vezes, são pegos as assinaturas e levados a plenária”, relatou o parlamentar.

Outra proposta da oposição é aumentar os dias de trabalho na Câmara. “Devemos ter mais sessões. Os três dias (segundas, terças e quartas-feiras) não são suficientes”, alegou.

COMENTÁRIOS dos leitores