Após discussão, fim do voto secreto voltará a pauta amanhã

No entanto uma Emenda Plenária será apresentada fazendo com que a proposta volte a ser analisada pelas Comissões

por Giselly Santos ter, 26/11/2013 - 16:56

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica que acaba com o voto secreto na Câmara do Recife, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), deverá voltar a pauta da Casa José Mariano nesta quarta-feira (27). A medida que seria apreciada na segunda (25) e primariamente postergada para esta terça (26), não entrou na pauta do dia de hoje, fazendo com que Asfora socilitasse em público a inserção da matéria na ordem desta quarta.

"Como autor da proposta, que tramita a mais de 60 dias, solicito que o presidente (Vicente André Gomes - PSB) insira o projeto na pauta de amanhã, para que a discussão seja destravada. Fui surpreendido quando vi que não estava na ordem do dia, passar desta semana fica mais difícil", pontuou Asfora. Respondendo a socilitação do peemedebista, Vicente André Gomes (PSB) inseriu a proposta na Extrapauta, após a votação da Ordem do Dia. 

No entanto, se a matéria entrar em pauta uma Emenda de Plenária, de autroria da vereadora Priscila Krause (DEM) será formalizada solicitando que o voto seja aberto, preservando que seja secreto apenas a derrubada veto do executivo. A Emenda de Krause para ter valia legislativa necessitava ter o apoio de no mínimo 13 vereadores, mas contando com o da autora somaram-se 20 apoios para que a Emenda seja discutida na Casa José Mariano.

"O veto não é o bem contra o mal, é uma questão de funcionamento. Se só tivesse a (emenda) de Jayme eu não teria um posicionamento formado. Com esta, a discussão pode ser mais ampla", frisou Krause. A defesa da democrata é endossada por outros parlamentares que temem uma possível "retaliação" do Executivo aos veradores da base governista.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores