Delação de Mauro Cid ainda corre risco de ser anulada

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a validade da delação premiada de Mauro Cid na decisão em que determinou a soltura do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Ainda há, porém, chances de o acordo ser rescindido.

A garantia final de que a tratativa seguirá válida, mantendo os benefícios negociados, só vai ser dada no fim das investigações, em junho. No relatório final que envolve os casos do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Polícia Federal se manifestará sobre a efetividade do acordo, ou seja, vai informar se Cid cumpriu suas obrigações como colaborador. A partir disso, Moraes baterá o martelo sobre a validade da tratativa. As informações são do O Globo.

O posicionamento da PF sobre o tema constará no relatório que apura a tentativa de golpe de Estado envolvendo Bolsonaro. O documento deve ser apresentado no mês que vem ao STF.

Em 2017, o plenário da corte decidiu que os acordos de delação podem ser anulados ao fim da processos, caso o colaborador não tenha cumprido seus deveres ou haja vícios na negociação. A decisão foi dada no âmbito da delação da JBS.

Mauro Cid voltou para a prisão em março, após a revista “Veja” divulgar áudios nos quais ele criticava o ministro Alexandre de Moraes e a forma como a PF conduziu sua delação. Intimado no Supremo a prestar explicações, Cid disse que não houve coação da parte da PF, confirmou o teor da sua colaboração premiada e explicou que fez aquelas declarações como um “desabafo” e “uma forma de expressar”.

Paulista - No ZAP

O deputado estadual Luciano Duque afirmou, por meio de um vídeo postado nas redes sociais, que está trabalhando para resolver o problema da falta de água nos perímetros irrigados do São Francisco. O parlamentar assegurou que procurou a governadora Raquel Lyra para auxiliar na resolução do problema.

Confira

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Nove pacientes que estavam internados na UTI do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, no Rio Grande do Sul, morreram depois de o local ser inundado neste sábado (4) em decorrência das fortes chuvas que atingem o Estado. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Jairo Jorge (PSD-RS), ao ministro da Secom, Paulo Pimenta.

“Á agua entrou, teve um colapso na UTI, problema de energia, tentamos manter os pacientes e não conseguimos. Morreram 9”, disse o prefeito em ligação ao ministro. As informações são do Poder360.

Em publicação no X, a prefeitura do município informou que o hospital foi evacuado. Também orientou que, em caso de emergências, a população deve se dirigir ao Hospital Nossa Senhora das Graças, também localizado na região.

O município de Canoas é a 3ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, com 357,7 mil pessoas. Está atrás somente de Porto Alegre (1.332.845) e Caxias do Sul (463.338), segundo dados do censo do IBGE de 2022.

Os ministros Paulo Pimenta e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) desembarcaram no fim da manhã deste sábado na base aérea de Canoas. O objetivo é monitorar e dar continuidade às ações de apoio do governo federal aos municípios atingidos pelas fortes chuvas no Estado.

O governo federal já disponibilizou embarcações para os resgates, caminhões, retroescavadeiras para desobstrução das vias. Antenas serão enviadas para o restabelecimento da comunicação e internet. O Ministério da Justiça autorizou a ida de 100 agentes da Força Nacional para apoiar as operações no Estado.

Até as 12h de hoje, o número de mortos por conta das chuvas no Rio Grande do Sul era de 57, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil do Estado. Outras 67 pessoas seguem desaparecidas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve alerta vermelho (grande perigo) para este sábado na parte norte do Rio Grande do Sul. Algumas regiões do Estado estão com alerta laranja (perigo) e amarelo (potencial perigo).

Ipojuca - Minha rua top

Da CNN

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, emitiu nesta quinta-feira (2) uma ordem de prisão e extradição contra Leopoldo López e Julio Borges, dois dos maiores opositores de Nicolás Maduro. Ambos foram exilados e são acusados de receber benefícios de mais de US$ 1 bilhão.

Saab mostrou um vídeo durante uma entrevista coletiva que mostra o empresário Samark López, que está preso acusado de colaborar com o também detido Tareck El Aissami, o ex-presidente da Petróleos da Venezuela (PDVSA), que estaria envolvido em uma rede de corrupção conhecida como PDVSA-cripto.

No vídeo, o empresário diz que os dois empreiteiros venezuelanos envolvidos na suposta rede de corrupção “têm uma conexão direta” com López e Borges.

A CNN não pôde verificar como e em que data a gravação foi feita e entrou em contato com a Promotoria para mais detalhes. O Ministério Público Venezuelano costuma apresentar depoimentos em vídeo em casos de alta sensibilidade política.

A CNN também tenta contatar o advogado de Samark López para saber sua posição sobre o vídeo publicado pelas autoridades venezuelanas e as acusações contra o empresário.

Leopoldo López, cofundador do partido Primero Justiça, foi preso em 2014 durante uma onda de protestos contra o governo de Nicolás Maduro, onde 43 pessoas morreram. Ele foi condenado a mais de 13 anos de prisão em 2015.

López foi considerado culpado dos crimes de instigação pública e associação criminosa, em um processo judicial que foi questionado pela defesa e por vários organismos internacionais. Ele se declarou inocente de todas as acusações.

Em 2017, as autoridades venezuelanas permitiram que ele cumprisse o resto de sua pena em prisão domiciliar, mas em 2019 ele abandonou sua residência quando tentou uma revolta civil-militar com o líder da oposição, Juan Guaidó.

Posteriormente, López pediu refúgio na embaixada da Espanha em Caracas e se mudou para Madri em 2020, onde vive atualmente.

No caso do líder da oposição, Julio Borges, que foi coordenador do partido Primeiro Justiça, a Procuradoria-Geral da Venezuela emitiu, em 2023, uma ordem de prisão por suposta traição à pátria, conspiração e associação ao levante militar em abril de 2019.

Antes disso, Borges já tinha dois mandados de prisão contra ele por corrupção e pelo planejamento e financiamento de uma suposta tentativa de assassinato contra o presidente Maduro em agosto de 2018. A Colômbia concedeu-lhe asilo político em 2018. Borges atualmente vive na Espanha.

Caruaru - Geracao de emprego

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato Elias Gomes (PT) celebrou, neste sábado (4), os 431 anos do município da Região Metropolitana. Em uma publicação em seu perfil oficial no Instagram, o ex-gestor relembrou os oitos anos em que esteve à frente da prefeitura e disse que a cidade “é cenário de uma das mais importantes lutas” que assumiu ao longo de uma trajetória de vida pública de mais de quatro décadas.

“Jaboatão é um lugar onde conheci figuras inspiradoras, onde fiz amigos para toda uma vida, onde investi novos sonhos e onde trabalhei arduamente. Fui prefeito da cidade por oito anos e ainda sou – e sempre serei – seu filho, um filho que sofre por ver, na atual gestão, a covarde descontinuidade e o descaso com projetos valiosos para o município, mas, também, um filho que se alegra com a coragem de um povo único, participativo e interessado, e que nunca vai deixar de sonhar”, contou Elias.

Pré-candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) ao Executivo Municipal nas eleições de 2024, Elias reafirmou ter esperança em um futuro melhor para a população, que segue apaixonado pela terra dos altivos canaviais e honrado “por ter participado ativamente de suas conquistas”.

“Serei eternamente um cidadão encantado com o peso que Jaboatão dos Guararapes exerceu na construção histórica do estado de Pernambuco. E a nossa mensagem para exaltar esses 431 anos é no sentido de que continuamos a sonhar e a trabalhar para que a cidade volte a ocupar o protagonismo que lhe é devido e de direito. Parabéns, Jaboatão!”, concluiu Elias.

Camaragibe Agora é Led

O início da manhã deste sábado (4) começou festivo para os moradores do Jaboatão dos Guararapes. No Parque das Cidades, às 09h, em um grandioso evento cívico-militar, ocorreu a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Jaboatão, de Pernambuco e do Brasil, que contou com as participações do prefeito Mano Medeiros, do vereador Adeildo da Igreja, e do coronel Fábio, gestor do Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

A cerimônia teve como guardas de honra militares do Exército Brasileiro, Guarda Municipal e alunos da Escola Integral Cidadã Natividade Saldanha, de Cajueiro Seco. 

Em seguida, moradores dos bairros do entorno participaram do mutirão do Mais Jaboatão que ofereceu serviços gratuitos, incluindo atendimento odontológico, exames de mamografia, consultas clínicas, cortes de cabelo, emissão do cartão SUS, inscrição e renovação do CadÚnico, vacinação contra Covid-19, assessoria jurídica com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, além de informações sobre IPTU e ITBI.

Para animar ainda mais a data, o evento recebeu apresentações culturais de grupos como Maracatu Flores do Monte, Quadrilha Junina Trapiá, Explosão e Chá de Zabumba, Trio Pé de Serra 10 de Agosto, Coco do Serrote, Cia de Dança Valdeck Farias, culminando no tão esperado corte do bolo.

No mesmo local aconteceu o Feirão do Empreendedor, com a participação de programas de Economia Solidária e Mulher Empreendedora, com a feirinha de artesanato e comida, além de orientações do Procon sobre direitos do consumidor e da Sala do Empreendedor, facilitando os processos de abertura e regularização de empresas, com serviços exclusivos para Microempreendedores Individuais (MEI). Também haverá uma parceria com o Banco do Nordeste, oferecendo linhas de crédito para micro e pequenas empresas, além de agricultores.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã deste sábado (4) no Hospital Santa Júlia, em Manaus, depois de sentir um mal-estar. Não permaneceu muitas horas no local e foi liberado depois de realizar alguns exames.

Segundo os médicos da unidade, Bolsonaro chegou ao hospital com desidratação leve e erisipela –infecção na pele que provoca vermelhidão causada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. No entanto, foi medicado e está melhor. As informações são do Poder360.

Ao deixar o hospital, Bolsonaro afirmou que estava se sentindo mal desde que saiu de Brasília. Ele chegou em Manaus na sexta-feira (3), onde participou do encontro estadual do Partido Liberal. O evento foi também para o lançamento da pré-candidatura do Capitão Alberto Neto (PL-AM) para a prefeitura da capital.

Neste sábado, Bolsonaro acompanharia a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no encontro estadual do PL Mulher no Amazonas.

Vitória Reconstrução da Praça

Durante as últimas horas, centenas de pessoas ficaram desabrigadas e perderam tudo o que tinham em cidades gaúchas devido os fortes temporais que estão acontecendo desde o início da semana. 

Por isso, queremos te convidar a fazer parte da corrente do bem que irá impactar as diversas pessoas que estão sendo atingidas por essa tragédia. Toda ajuda é importante! 

Você pode colaborar, fazendo doações de qualquer valor através do pix e conta bancária:  

– PIX: [email protected] 

–  Conta de débito: 3190 | Conta: 352088-9| Tipo: conta-corrente

Compartilhe esta publicação e mobilize todos ao seu redor!

Faleceu neste sábado (4), a jornalista pernambucana Rosália Lima, aos 67 anos. A profissional morreu de câncer, descoberto há cerca de dois meses, na cabeça, mas que se espalhou.

O velório começa às 17h no Cemitério de Santo Amaro, região central do Recife. O enterro está previsto para este domingo (5), também em Santo Amaro, às 11h. As informações são da Folha de Pernambuco.

Experiente, a recifense Rosália Lima, passou por vários veículos de comunicação. Ela iniciou sua carreira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, trabalhou no Diario de Pernambuco e por anos no Jornal do Commercio, onde atuou como repórter de política.

Foi também chefe de assessoria de Imprensa do Palácio do Campo das Princesas no governo Jarbas Vasconcelos. Nos últimos anos, Rosália se dedicou a sua empresa de comunicação.

O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou um recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo ex-ministro Walter Braga Netto, ambos do PL, com o objetivo de reverter a condenação por abuso de poder político nas comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de Setembro de 2022.

A análise do recurso aconteceu no plenário virtual da Corte. Todos os sete integrantes do TSE já votaram por não rever a decisão que tornou a dupla inelegível por oito anos. Bolsonaro e Braga Netto, contudo, ainda podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal. As informações são da Carta Capital.

Além de confirmar a inelegibilidade, os ministros mantiveram a aplicação de multas de R$ 425 mil ao ex-presidente e de R$ 212 mil ao ex-ministro. A pena está relacionada à prática de conduta vedada a agente público.

Bolsonaro foi declarado inelegível pela segunda vez em outubro de 2023. A primeira condenação envolve uma reunião com embaixadores convocada pelo então presidente com objetivo de disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Bolsonaro já recorreu contra a primeira condenação ao STF, mas ainda não houve julgamento. Caso uma das duas condenações caia, a outra continuará a valer. No caso de Braga Netto, há apenas uma sentença.

Da Agência Brasil

O governo federal irá montar um escritório permanente em Porto Alegre para acompanhar as operações de socorro ao estado, que vive a maior tragédia de sua história por causa das fortes chuvas. 

Os ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, irão neste sábado (4) para a capital gaúcha.

Em entrevista à TV Brasil, o ministro Paulo Pimenta disse que o escritório funcionará até que todas pessoas sejam resgatadas. Centenas de famílias estão ilhadas em diversas áreas do estado com difícil acesso, em razão do alto volume dos rios e o mau tempo, e 68 pessoas estão desaparecidas. Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas.

O governo federal já disponibilizou embarcações para os resgates, caminhões, retroescavadeiras para desobstrução das vias. Antenas serão enviadas para o restabelecimento da comunicação e internet. O Ministério da Justiça autorizou a ida de 100 agentes da Força Nacional para apoiar as operações no estado. 

“Não vai ter limite orçamentário para que a gente possa dar o apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade de saúde, devolver a dignidade e as condições de trabalho e de segurança para nosso povo”, disse o ministro.

Da Agência Brasil

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 300 foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado, o que corresponde a 60,36% dos municípios. A informação consta no Boletim da Defesa Civil estadual, atualizado às 12h deste sábado (4).

A Defesa Civil informou que há suspeita de 57 mortes em decorrência dos temporais, sendo dez em investigação para determinação da causa.

Desde segunda-feira (29), pelo menos 67 pessoas continuam desaparecidas e outras 74 estão feridas. A Defesa Civil gaúcha contabiliza 32.640 desalojados e 9.581 estão temporariamente em abrigos.

Sobre os serviços de infraestrutura no estado, o governo do Rio Grande do Sul divulgou, neste sábado (4) que as chuvas deixaram 350 mil localidades sem energia elétrica, sendo 54 mil da distribuidora CEEE Equatorial somados a 296 mil pontos abastecidos pela empresa RGE Sul.

Em relação ao fornecimento de água tratada, a Corsan informa que 860,9 mil pessoas, 28% do total de clientes da companhia, estão sem abastecimento de água. As cheias também afetaram os serviços de telecomunicações (telefonia e internet) em 128 municípios.

Neste sábado (4), são 128 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme atualização das 9h. O próximo boletim será divulgado às 18h deste sábado.

As aulas estão suspensas em toda rede de ensino estadual, que conta com 2.338 escolas. Quase 200 mil (199.724) estudantes estão impactados pelo fechamento das salas de aula. Até o momento, 603 escolas foram afetadas, sendo 224 danificadas, 30 servindo de abrigo e as demais com problemas de acesso e outros.

Previsão do tempo

Os temporais continuarão fortes neste fim de semana e podem agravar as enchentes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até este domingo (5) são previstas chuvas ainda mais volumosas, podendo superar os 100 milímetros (mm) por dia, entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina; as rajadas de ventos podem superar os 60 km/h. O instituto prevê também a ocorrência de descargas elétricas (raios) e possível queda de pedras de granizo, no momento das tempestades mais severas.

Ajuda

Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para a Defesa Civil no município (telefone 199) e para o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Também é possível se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Basta enviar por SMS, no celular, o CEP da localidade onde o interessado está para o número 40199. Em seguida, uma mensagem de confirmação será enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que forem divulgadas pela Defesa Civil estadual.

O cadastro pode ser feito via aplicativo Whatsapp. Antes, é necessário enviar uma mensagem de texto pelo telefone (61) 2034-4611.

Vivi ontem uma grande emoção. Ao lado da minha Nayla Valença e do meu irmão Marcelo, com sua Suzana, pisamos num solo sagrado do Sertão: a fazenda São Miguel, em Serra Talhada. Curtimos os shows  sensacionais de Nádia Maia, Targino Gondim e da grande estrela do chão de vidas secas: Assisão. Que noite maravilhosa! 

A emoção foi ainda maior pelo reencontro com o maestro Duda, homenageado por Nádia Maia. Que homenagem linda! Duda merece todas as homenagens do Brasil, não apenas de Pernambuco.

Encontrei por lá a prefeita Márcia Conrado (PT) com seu Breno e uma penca de gente, ouvintes do meu programa Frente a Frente, leitores fiéis do blog, como o vereador Pinheiro, majoritário na região, um gentleman. A Fazenda São Miguel é emblemática, berço das famílias Alves, Barros, Nogueira, terra do inesquecível Luiz Alves de Barros, ou, “seu Luiz de Cazuza”. 

Um dos seus mais ilustres filhos é Luiz de Cazuza. Está em São Miguel é compartilhar de um cenário que é a mais pura manifestação da braba caatinga sertaneja, com toda sua vegetação exuberante, fauna e flora que se agigantam sertão adentro. 

A majestosa Serra Vermelha, tão famosa e tão falada na vasta literatura do cangaço, como também o aconchego geográfico com as não menos famosas fazenda Pedreira, de Zé Saturnino e a Passagem das Pedras, berço de Virgulino Lampião. 

Francisco De Assis Nogueira, mais conhecido por Assisão, que nos recepcionou, nasceu na Fazenda São Miguel em 05 de Maio de 1941, conhecido pela sua dedicação ao forró. Desde criança já mostrava talento para cantar e compor. 

Durante a sua adolescência, pensou em ser médico, chegou a ir para o Recife estudar no Colégio Salesiano, onde fez curso preparatório para prestar vestibular. Entretanto, acabou desistindo antes da conclusão e voltou para sua terra natal, onde permanece até hoje.

O cantor faz parte de uma geração de forrozeiros, que são os baluartes do verdadeiro forró, o original, aquele de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, do Trio Nordestino e de Dominguinhos. Sua carreira iniciou em 1962, quando gravou um compacto com quatro músicas de sua autoria. 

Nesta época, fazia parte do grupo Azes do Baião. Na década de 1970, tornou-se conhecido nacionalmente quando assumiu seu apelido “Assisão”. A fazenda é também berço de Lampião e de José Saturnino, responsável pela entrada de Virgulino no cangaço, para vingar a morte do seu pai. 

Saturnino era um ser humano com virtudes e defeitos como qualquer pessoa normal. Um homem honrado, um  cidadão de bem, honesto e respeitado, que teve a desventura de ter sido o primeiro inimigo de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

Como nasceu a amizade entre José Saturnino e Lampião? Seus pais eram amigos e vizinhos. Saturnino Alves de Barros e Alexandrina Gomes de Moura, pais de José Saturnino, eram padrinhos de batismo de Antônio Ferreira, irmão de Lampião e testemunhas do casamento civil dos pais de Virgulino Ferreira da Silva. 

Foram criados brincando juntos e foi nesse contexto que nasceu a amizade entre os dois e permaneceu firme até a primeira desavença entre eles, em 1914. Qual foi o motivo para o desentendimento inicial entre os dois? A primeira desavença entre José Saturnino e Virgulino Ferreira aconteceu no início do ano de 1914, tendo como principal motivo a quebra, por parte José Saturnino, de um acerto entre eles, na pega de uma novilha indomada. 

Depois desse episódio, vários outros se sucederam. Por que José Saturnino é considerado injustiçado?

Zé Saturnino sentia-se injustiçado quando o seu nome era citado em livros, jornais e revistas como sendo o responsável pelo ingresso de Virgulino Ferreira no Cangaço e pelo fato de alguns escritores e jornalistas não publicarem as entrevistas feitas com ele e, quando o faziam, suas palavras eram distorcidas com objetivo de colocá-lo na condição de vilão e Lampião na de herói.

José Saturnino veio a falecer aos 87 anos, no dia 05 de agosto de 1981, em sua propriedade, a fazenda Maniçoba.

A deputada federal e pré-candidata a prefeita de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio ( PP), homenageou a cidade pelo aniversário de 431 anos, celebrado neste sábado (4). A parlamentar postou um vídeo em suas redes sociais falando sobre a história de Jaboatão, das batalhas enfrentadas e das lutas atuais dos  jaboatonenses. 

“O nosso povo hoje enfrenta outras batalhas. A luta é por um serviço de saúde digno, por um Hospital da Mulher para que elas não precisem se deslocar para outras cidades para terem seus filhos, por uma educação de qualidade, por saneamento básico e por oportunidades de emprego”, destacou Clarissa Tércio.

Como deputada federal, Clarissa destinou mais de R$ 11 milhões em emendas para Jaboatão, sendo a maior parte para investir nos equipamentos de saúde da cidade. “A saúde de Jaboatão agoniza e precisa ser tratada com prioridade pelo poder público. Nosso povo não aguenta mais a velha política e está cansado de tantas promessas”, destacou.

O diretório municipal do PDT de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, lançou ontem a Tribuna 12, painel de debates do partido. A ação, realizada no Armazém 10, contou com a presença de todos os pré-candidatos da sigla, que fortaleceram o nome de Francisco Padilha para disputar a Prefeitura de Paulista nas eleições deste ano.

O evento contou com a presença do secretário estadual do partido, Wellington Batista, do presidente municipal, Marcelo Barros, da secretária Silvana Ferreira, o deputado estadual Mário Ricardo – além de diversas lideranças políticas da cidade.

“O PDT está dando ao povo de Paulista a oportunidade de, desta vez, escolher certo”, disse o presidente municipal da legenda, Marcelo Barros, fazendo referência ao segundo lugar de Padilha nas eleições de 2020. 

Para o Deputado Estadual Mário Ricardo, Padilha tem todos os requisitos para fazer uma boa gestão,  por ser filho da terra, ter experiência de gestão, ser um nome novo e ter desejo de fazer a diferença. 

Padilha falou sobre a importância de ouvir as pessoas para construir um caminho alternativo e “romper com a velha política que administrou Paulista nos últimos anos”. Ele também destacou que agora é hora de ir para rua, levando uma mensagem de esperança. “A meta é focar no desejo de mudança que a população quer para o município”, garante.

Do Blog da Folha 

Após decisão do diretório municipal da federação Psol/Rede de lançar a pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela (Psol) para Prefeitura do Recife, o deputado federal Túlio Gadêlha manteve a sua pré-candidatura para prefeito. Em nota assinada pela Rede Sustentabilidade, a escolha da instância federativa pelo projeto da parlamentar não é reconhecida.

“Reforçamos o nosso respeito à história e luta da deputada estadual Dani Portela, mas não reconhecemos a escolha de seu nome como candidata da Federação Rede/Psol no Recife, uma vez que o prazo para a realização das convenções partidárias ainda não teve início e, até lá, esse debate ainda seguirá nas instâncias competentes de acordo com as normativas internas”, afirmou.

O texto defende que o debate seja realizado em âmbito nacional.

“Esse é um diálogo que deve ser feito nacionalmente, ouvindo os filiados, lideranças, membros da federação, movimentos de base e observando a tática eleitoral da federação. A Rede Sustentabilidade aguardará o prazo legal, estabelecido pela Justiça Eleitoral”, conclui a nota.