Comissão da Verdade ouve relatos de jornalistas

Segundo o presidente da Comissão, Fernando Coelho, a escuta aos profissionais servirá para trazer à tona a atuação da imprensa na época do regime militar

por Giselly Santos seg, 14/07/2014 - 10:55
Augusto Cataldi/LeiaJáImagens/Arquivo A reunião será na Fundação Joaquim Nabuco, às 9h, na próxima quinta-feira (17) Augusto Cataldi/LeiaJáImagens/Arquivo

A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara ( CEMVDHC) vai ouvir o depoimento de alguns jornalistas que vivenciaram o período da ditadura militar, na próxima quinta-feira (17). A reunião será na Fundação Joaquim Nabuco, às 9h. Serão ouvidos os jornalistas Antônio Portela, Aldo Paes Barreto, Carlos Garcia, Ivanildo Sampaio, Juracy Andrade, Nagib Jorge e Roberto Tavares.

Segundo o presidente da Comissão, Fernando Coelho, a escuta aos profissionais servirá para trazer à tona a atuação da imprensa na época do regime. “Buscamos relatos, através da visão de cada um, sobre a fase da censura. Dados que possam contribuir com o trabalho da Comissão de Pernambuco”, explicou Coelho. Cada jornalista terá a oportunidade de falar durante a sessão pública e, no momento seguinte, responder aos questionamentos dos membros da CEMVDHC.

Retrospectiva -  A  Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara em 2012 e teve seu prazo prorrogado em 2014 por mais dois anos. Os membros trabalham numa lista preliminar com os nomes de 51 pernambucanos mortos, desaparecidos ou vítimas de graves violações dos direitos humanos, ocorridas no estado ou no Brasil, durante a repressão. No período de junho de 2012 a maio de 2014, a CEMVDHC realizou 34 sessões públicas, 18 reservadas e foram colhidos 69 depoimentos.

COMENTÁRIOS dos leitores