Recurso contra candidatura de Cássio será impetrado

A coligação "A Força do Trabalho", do Governador Ricardo Coutinho, acredita na inelegibilidade do senador

qua, 06/08/2014 - 08:15

JOÃO PESSOA (PB) - Os advogados da coligação A Força do Trabalho, do Governador Ricardo Coutinho (PSB), informou que irão recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), quanto ao deferimento da candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado. Em julgamento realizado na noite da última segunda-feira (4), o TRE decidiu rejeitar a denúncia da Coligação que falava sobre a inelegibilidade do senador.

O Tribunal entendeu que Cássio estará elegível nas Eleições 2014, já que sua pena se encerra quatro dias antes da votação, levando em consideração a data do primeiro turno das Eleições 2008, 1º de outubro, quando ele foi eleito governador. A acusação acredita que o início da pena se dá no segundo turno, 29 de outubro.

O recurso será impetrado no Tribunal Superior Eleitoral e o argumento será mantido. A Coordenação Jurídica da coligação defende que o texto constitucional define o segundo turno como nova eleição.

No julgamento da última segunda-feira, a candidatura foi deferida por 5 votos a 1. O único voto contra foi do desembargador João Alves da Silva, que teve o mesmo entendimento da acusação.

Cássio Cunha Lima foi condenado por abuso de poder político e econômico em 2008 por suposto uso da Fundação de Ação Comunitária (FAC) durante as Eleições 2006, quando foi reeleito. O ato foi configurado na distribuição de 35 mil cheques, a maioria de R$ 150 e 200 reais, que tinham como beneficiários eleitores pobres.

COMENTÁRIOS dos leitores