Líder da oposição critica parecer sobre contas de Dilma

Relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) recomenda à Comissão Mista de Orçamento (CMO) a aprovação, com ressalvas, das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff

por Dulce Mesquita qua, 23/12/2015 - 11:47 Atualizado em: qua, 23/12/2015 - 11:49
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados/Arquivo Para o tucano, o parecer tem viés político e desconsidera os questionamentos do Ministério Público Gustavo Lima/Câmara dos Deputados/Arquivo

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (PSDB-PE), criticou com o relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que recomenda à Comissão Mista de Orçamento (CMO) a aprovação, com ressalvas, das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff. O parecer será analisado pelo colegiado em 2016 e em março também deverá ser levado ao plenário.

Para o tucano, o parecer tem viés político e desconsidera os questionamentos feitos pelos auditores do Ministério Público e de ministros do Tribunal de Contas da União. “Será muito difícil o senador convencer a sociedade sobre o seu entendimento”, avaliou o líder.

Ao apresentar o relatório, Gurgacz disse que não foram encontrados vínculos de responsabilidade de Dilma e que os argumentos apresentados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) “não são relevantes o suficiente para levar à rejeição [das contas]”. Ao todo, foram feitas três resslvas às contas.

O senador terá até o dia 28 de fevereiro para apresentar parecer sobre as emendas de deputados e senadores apresentadas ao relatório preliminar. O relatório final deverá ser votado na comissão até o dia 6 de março.

COMENTÁRIOS dos leitores