Guti, o jovem prefeito campeão de votos

Guti foi eleito o novo prefeito de Guarulhos com 83,50% dos votos válidos e será o mais jovem chefe do executivo da história do município, com 31 anos.

seg, 31/10/2016 - 14:45
Divulgação Guarulhos terá o seu prefeito mais jovem: Guti, 31 anos Divulgação

O vereador Guti (PSB) foi eleito novo prefeito de Guarulhos, com 83,50% dos votos válidos e será o mais jovem chefe do executivo da história da cidade, com 31 anos. Recordista de votos no segundo turno, ele derrotou o candidato do DEM, Eli Correa Filho, que teve apenas 16,50% dos votos válidos. 

Gustavo Henric Costa, o Guti, começou a carreira política aos 23 anos, em 2008, quando foi eleito vereador e se reelegeu quatro anos depois; na época, Guti era do Partido Verde. Em 2014, o jovem político disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não conseguiu ser eleito. Em julho deste ano, antes de oficializar seu nome como candidato a prefeitura da cidade, Guti teve seu mandato de vereador cassado, por 4 votos a 3, pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por infidelidade partidária, devolvendo o mandato para o partido na qual Guti era filiado na época, o PV. Guti, entretanto, encaminhou um pedido de recurso ainda em análise. 

Empresário nas áreas de educação e comércio, Guti pôs fim a uma sequência de quatro mandatos do Partido dos Trabalhadores, exercidos por Elói Pietá (de 2001 a 2009), e Sebastião Almeida (desde 2009). 

Guti vai herdar uma cidade em crise.  Portal de Transparência da cidade revela algumas diferenças no pagamento feito pela prefeitura a fornecedores e prestadores de serviços, como os professores da rede municipal de ensino, que entraram em greve neste ano, por conta de atrasos e falta de pagamento. Somando apenas 2014 e 2015 (antepenúltimo e penúltimo ano de mandato do atual prefeito, Sebastião Almeida), a dívida chega a R$ 700 milhões. 

A cidade de Guarulhos é a segunda maior do estado de São Paulo perdendo apenas para a capital paulista, com 1,3 milhão de habitantes. Segundo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) o PIB da cidade é o quarto maior do estado, R$ 49 milhões. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade é de 0,763, enquanto a média nacional é de 0,727. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores