Projeto visa banir carros movidos a gasolina ou diesel

A proposta, caso aprovada, vale a partir de 2030

por Taciana Carvalho sex, 01/09/2017 - 19:53
Paulo Pinto/ Fotos Públicas Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Um projeto de Lei tramitando no Senado Federal, que visa contribuir com o meio ambiente, chama bastante a atenção por querer proibir a circulação de qualquer veículo movido a gasolina ou diesel a partir de 2030. A proposta 304/2017 ainda pretende, a iniciar em 2040, vedar a circulação de veículos novos que utilizem motor a combustão, com exceção aos que utilizam apenas bicombustíveis como etanol. 

O autor do projeto, o senador Ciro Nogueira (PP), justifica que os veículos no mundo todo, em geral, “são os responsáveis por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, gás proveniente da queima de combustíveis fósseis e importante agente causador do efeito estufa, que leva ao aquecimento global”. Ciro também afirmou que, caso seja aprovado, o Brasil só tem a ganhar. “Será muito vantajoso para o Brasil, que já faz uso intenso de biocombustíveis”. 

A exceção para o projeto são os carros de visitantes estrangeiros, automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos e de coleção, que poderão continuar circulando no Brasil mesmo utilizando combustíveis fósseis. 

O PL 304/2017 aguarda escolha de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após essa análise, será examinado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), que decidirá sobre a questão. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores