Violência: “PE tem índices muito altos”, diz ministro

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, entre os argumentos, disse que o Pacto pela Vida não progrediu

por Taciana Carvalho seg, 04/09/2017 - 18:39
Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, nesta segunda-feira (4), durante entrevista, disse que sabe do problema da falta de segurança pública que atinge Pernambuco. “Hoje, [Pernambuco] tem realmente índices muito altos, mas é algo que há em outros estados como Maranhão. Vivemos uma espécie de epidemia e precisamos entender que é um quadro nacional”, minimizou.

Entre outros argumentos para o aumento da violência no estado, o ministro falou que há “uma cultura de violência em Pernambuco” e “uma grande crise fiscal”. “Aqui em Pernambuco eu acho que houve um problema de ordem fiscal e o Pacto pela Vida, que não teve uma progressão em termos do que era para acontecer”, disse. Apesar da leve crítica, Jungmman ressaltou que o governador Paulo Câmara (PSB) tem feito o possível para minimizar a situação. 

Ele também comentou sobre o panorama que ocorre em outros estados. “No Rio Grande do Norte, há doze anos não se faz um concurso para a Polícia Militar”, comentou. Também explicou que a violência em Pernambuco é diferente da que acontece, por exemplo, no Rio de Janeiro. 

“No Rio de Janeiro, meu maior temor é que se espalhe o crime organizado que captura pedaços do poder público. É aí onde você tem o que chamo de coração das trevas”, disse explicando que quando um “representante ou aliado do crime” chega ao poder, ele pode determinar que quer controlar determinado batalhão ou delegacia. “É isso que chamo de estado paralelo”. 

COMENTÁRIOS dos leitores