Alckmin promete investir em vacina contra o zika vírus

No Recife, ele participou de um evento com mães de crianças com microcefalia e outras deficiências, ouviu reivindicações e prometeu atenção ao segmento caso seja eleito

por Giselly Santos sex, 21/09/2018 - 14:28
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB) esteve no início da tarde desta sexta-feira (21) em um encontro para tratar de políticas públicas para pessoas com deficiência no Recife. O ato aconteceu no auditório Capiba do bloco C da UNINASSAU. Com um auditório cheio de representantes de instituições voltadas para o segmento, Alckmin ouviu críticas pela falta de propostas para a pessoa com deficiência no plano de governo já apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e prometeu investimento na criação de uma vacina para previnir o zika vírus, causador da microcefalia. 

O encontro foi iniciado com a fala da representante União de Mães de Anjos (UMA), Germana Soares, que explicou sobre a luta de ser mãe de crianças com microcefalia. No discurso ela disse ter lido os programas de governo de todos os presidenciaveis e não encontrou nada do do tucano direcionado para área de crianças com microcefalia. 

"Vivemos um dia de cada vez. Lutamos por qualidade de vida para crianças e para as famílias. O Brasil não foi feito para pessoas com deficiência. Aqui não temos voz, ou melhor, não tínhamos até essa UMA", salientou.

Segundo Germana, em Pernambuco, apenas em 2017, 134 crianças com microcefalia vieram a óbito. A reivindicação da UMA também incluiu a articulação para a aprovação no Congresso Nacional de uma pensão indenizatória para as famílias que tiveram crianças com essa mau formação congênita após a epidemia do zika vírus em todo o país.

Amenizando a crítica, logo em seguida, a deputada federal Mara Gabrili (PSDB) listou ações de Geraldo para o setor em São Paulo e pontuou que ajudou na construção do projeto tucano para o país. Ela disse que quando quebrou o pescoço precisou ir para fora do país para se reabilitar, mas hoje não necessitaria mais porque em São Paulo tem uma rede de reabilitação para pessoas com deficiência. "Quem investe em saúde cuida do povo. O que aconteceu aqui foi falta de saneamento básico e São Paulo evoluiu muito nessa área", argumentou Gabrili, que e tetraplégica. "Sei o quanto você pode cuidar e você não precisa ficar falando no seu programa de governo não", completou. 

Em resposta à postura de Germana, Alckmin prometeu investir prevenção para doenças causadas pelo aedes aegypti. "Não temos ainda no Brasil a vacina contra o zika vírus. A da dengue estamos terminando no Instituto Butantam. Vai ser a primeira vacina do mundo tetravalente com apenas uma dose contra a dengue. Isto sendo aprovado já está em estudo para que ela torne-se pentavalente. Acoplando o zika vírus", argumentou.

Já sobre o plano de governo ter a ausência de propostas para pessoa com deficiência, ele justificou que o documento tem apenas diretrizes e as propostas para caso seja eleito foram preparadas com a coordenação de Mara Gabrili.

"O que encaminhamos ao TSE foi um conjunto de diretrizes bem resumidas, vamos encaminhar o nosso programa para vocês, foi a Mara Gabrili que coordenou e queremos levar para o Brasil o que fizemos em São Paulo. Lá fizemos uma rede que vai desde diagnóstico precoce, atendimento e cirurgia especializados para pessoa com deficiência. O outro ponto é empregabilidade. Também lá temos no programa habitacional casas que já são adaptadas para pessoas com deficiência", explicou o presidenciável.

Alckmin ainda disse no discurso que pretendia apoiar as famílias porque sabe da dor que e perder um filho.

COMENTÁRIOS dos leitores