FHC pede por um país decente, sem corrupção e com emprego

O ex-presidente do Brasil disse, nesta segunda-feira (19), que a oposição e a sociedade irão filtrar as ações do governo Bolsonaro

por Taciana Carvalho seg, 19/11/2018 - 15:50
Tânia Rêgo/ Agência Brasil Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Um país sem corrupção e com emprego deve ser um dos grandes desejos da maioria dos brasileiros. Nesta segunda-feira (19), por meio do Twitter, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) expressou essa vontade ao ressaltar que é hora de agir pensando. 

“Sentimentos contarão mais que partidos. Estes devem refazer-se juntos com os movimentos. Alianças novas, corrupção zero, emprego e decência. Criar [o] futuro”, ressaltou também avisando que, com base na Constituição, a oposição e a sociedade de forma geral “filtrarão” as ações do governo Bolsonaro pensando no interesse do país. 

Recentemente, FHC expôs que não votou no capitão da reserva, mas que deseja que ele atue para o bem do Brasil. “Sem rancores, com grandeza e dentro da Constituição. Quem discorda de suas ideias também é patriota. Divergir é direito nas democracias”, enfatizou. 

Em entrevista concedida ao El País, na semana passada, o ex-presidente foi questionado como o Brasil pôde votar em um político como Bolsonaro, que possui um histórico de homofobia e de apologia à tortura. FHC respondeu indagando como foi possível alguém votar em Trump, presidente dos Estados Unidos.

“O voto no Bolsonaro não expressa um sentimento diretamente antidemocrático. Expressa a ilusão de que alguém que vem impor a ordem, seja como for, vai melhorar a situação. Não apostaram em alguém considerado, por quem votou nele, como antidemocrático, mas como alguém capaz de por fim a essa situação de desorganização. Esse é o fenômeno”, respondeu.

COMENTÁRIOS dos leitores