MPPE investigará possível abuso do prefeito de Camaragibe

O prefeito Demóstenes Meira (PTB) “pediu” que os funcionários comissionados comparecessem a uma prévia de Carnaval em que sua noiva se apresentaria

por Pedro Bezerra Souza seg, 18/02/2019 - 11:56 Atualizado em: seg, 18/02/2019 - 12:44
Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma nota, nesta segunda-feira (18), em que afirma que tomará as providências cabíveis para investigar possíveis práticas de improbidade administrativa atribuídas ao prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB).

A investigação veio à tona depois da divulgação de áudios do prefeito circularem um aplicativo de mensagens. Na gravação ele ordenava que os funcionários comissionados da Prefeitura comparecesse a um show, no último domingo (17), em que sua noiva se apresentaria. A noiva de Meira é a cantora Taty Dantas.

O procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros determinou à Assessoria Criminal do Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça a abertura de um procedimento investigativo criminal para apurar se o gestor cometeu crime de peculato, que é o uso indevido de recursos públicos para patrocinar fins privados e pessoais.

Em seu “pedido”, o prefeito afirma que vai filmar os presentes no evento e contar quantos comissionados atenderam a seu chamado. Também falou que iria separar um espaço especial para eles e queria todos os cargos comissionados no bloco, “independente de ser crente, espírita, católico, de não gostar de Carnaval”.

Como prefeitos possuem foro privilegiado, uma eventual responsabilização criminal ficará a cargo do procurador-geral. Já em relação à prática de improbidade administrativa, Francisco Dirceu Barros encaminhou o material à Promotoria de Justiça de Camaragibe. A promotora de Defesa do Patrimônio Público, Mariana Vila Nova, instaurou procedimento para investigar o caso.

Protesto

Durante a apresentação da cantora Taty Dantas, neste domingo (17), um grupo organizou uma manifestação contra a atitude do prefeito Demóstenes Meira de cobrar a presença massiva de funcionários comissionados da Prefeitura no evento. Com faixas e cartazes, eles pediam a saída do prefeito do cargo, além de protestarem com frases que faziam referências às músicas cantadas pela noiva de Meira. Nem o prefeito e nem a cantora Taty Dantas se pronunciaram ainda sobre o ocorrido.

COMENTÁRIOS dos leitores