Ar-condicionado em ônibus: Câmara votará obrigatoriedade

Projeto de lei deve ser votado nesta terça-feira (7)

por Giselly Santos ter, 07/05/2019 - 12:18
Julio Gomes/LeiaJa Imagens/Arquivo Julio Gomes/LeiaJa Imagens/Arquivo

Está na pauta de votação da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (7), um projeto de lei que obriga a instalação de ar-condicionado nos ônibus que circulam pela cidade. A matéria é de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB). Para passar a valer, a proposta precisa ser aprovada em dois turnos pela Casa José Mariano e ser sancionada pelo prefeito Geraldo Julio (PSB).

O texto, contudo, já passou pelas comissões da Casa e tem dois pareceres distintos e são eles que vão passar pelo crivo dos vereadores. O primeiro parecer, da Comissão de Legislação e Justiça, opina pela rejeição da proposta que prevê a instalação de equipamentos de climatização dos meios de transporte. Já o da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade recomenda a aprovação da matéria.

Alcides tem feito uma campanha defendendo que o texto seja aprovado.  “Precisamos dar um fim nesse verdadeiro inferno que é andar de ônibus no Recife. Um quadro de descaso com trabalhadores e trabalhadoras, homens e mulheres, estudantes e o público em geral”, afirmou o vereador que, nos últimos dias, esteve nos terminais integrados de ônibus para mobilizar a população em favor da aprovação do projeto.

Também favorável à obrigatoriedade, a Frente de Luta pelo Transporte Público marcou um ato na frente da Câmara, nesta terça, às 15h, para pressionar os vereadores.

COMENTÁRIOS dos leitores