Deputado diz que sainhas e shortinhos atraem estupradores

Argumento foi usado pelo deputado estadual de Santa Catarina, Jessé Lopes (PSL), para votar contra um projeto que combatia a cultura de estupro em órgãos públicos

sex, 10/05/2019 - 12:14

Ao votar contra um projeto de lei que combate o assédio sexual e a cultura do estupro em órgãos públicos de Santa Catarina, o deputado estadual Jessé Lopes (PSL) foi à tribuna da Assembleia Legislativa (Alesc) dizer que a roupa usada pela mulher atrai estupradores.

"Se você quiser andar na rua com a sua sainha, com seu shortinho, com seu decote, ótimo. Se você quer chamar a atenção de estupradores, você sabe os riscos que está correndo. Se você se deparar com essa situação, lamento", disse  o deputado na última terça-feira (7), quando o texto estava sendo analisado pela Casa.

Apesar do argumento e do voto contrário de Jessé e de mais um deputado, a matéria de autoria da deputada estadual Luciane Carminatti (PT) foi aprovada pela Alesc. O projeto prevê que órgãos da administração pública direta e indireta de Santa Catarina fixem cartazes com a mensagem: "Assédio sexual e estupro são crimes tipificados no Código Penal! Você tem direito de denunciar".

Depois de insinuar que a mulher escolhe ser estuprada ou não, Jessé voltou à Casa para se explicar e dizer que foi contra a proposta porque a cultura de estupro é "uma ficção criada por órgãos internacionais". 

“Jamais culpo a vítima por qualquer tipo de crime, isso fere a liberdade individual de vestir o que quiser. Dei essa sugestão para mulheres, principalmente aquelas que moram comigo, cuidem-se, previnam-se, nunca sabemos onde vai ter um criminoso. Se puderem evitar chama atenção, façam”, disse, ressaltando ter sido mal interpretado.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores