Bolsonaro chega ao Nordeste e reúne governadores no Recife

O presidente terá o desafio de minimizar a resistência dos chefes dos Executivos estaduais da região com o lançamento de um plano para o desenvolvimento local

por Giselly Santos sex, 24/05/2019 - 11:05
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Presidente está no Recife, onde se reúne com governadores do NE Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) faz, nesta sexta (24), a primeira visita dele ao Nordeste desde que assumiu o comando do país em janeiro. A passagem pela capital pernambucana tem sido observada como uma estratégia para melhorar a imagem de Bolsonaro na Região, que é considerada tradicionalmente lulista e a única que ele não venceu nas eleições 2018 em nenhum dos Estados. 

O presidente chegou por volta das 9h30, acompanhado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), de ministros como o da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o da Cidadania, Osmar Terra, e do presidente nacional do PSL e deputado federal Luciano Bivar. 

Assim que desembarcou, ele foi conhecer a coleção de armas do Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, zona Oeste do Recife. E assistiu a uma apresentação da Orquestra Cidadã do Coque. 

Nesta manhã, Bolsonaro participa de uma reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que também acontece no Instituto. Além da comitiva presidencial e de Paulo Câmara, participam da reunião o superintendente da Sudene, Mario Gordilho, os governadores Fátima Bezerra ( do Rio Grande do Norte), Rui Costa (Bahia), Wellington Dias (Piauí), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevedo (Paraiba), Romeu Zema (Minas Gerais) e Belivaldo Chagas (Sergipe). Dos esperados, está ausente o governador do Espírito Santo. 

Durante o encontro, o presidente lançará o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. O documento servirá de base para o planejamento do desenvolvimento social e econômico da região. O plano tem 176 páginas e discorre estratégias a partir de seis eixos principais. Entre eles, estão ações na área de inovação, desenvolvimento social e conservação ambiental e hídrica. São cerca de 900 projetos que integram o plano com metas a curto prazo. O texto será enviado para o Congresso Nacional e deve virar lei. A previsão da Sudene é que sejam executadas entre 2020 e 2023. 

Além disso, há a expectativa de que ele também anuncie R$ 2,1 bilhões para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNDE) e o presidente adiantou, nesta quinta (23), que pretende apresentar a verba que deve ser injetada na região com a implantação do décimo terceiro do Bolsa Família.

COMENTÁRIOS dos leitores