PE: Governo e trabalhadores rurais se entendem com pautas

A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf) veio ao Recife e foi recebida pelo secretário Dilson Peixoto, após duas horas de reunião os trabalhadores voltaram para casa satisfeitos

sex, 24/05/2019 - 18:06
Rafael Bandeira/LeiaJa Imagens O secretário Dilson Peixoto discursou ao lado do presidente da Fetraf, João Santos Rafael Bandeira/LeiaJa Imagens

Após cerca de duas horas de reunião, um grupo de representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf) deixou o Palácio do Governo, na Praça da República, no final da tarde desta sexta-feira (24). Acompanhados do secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, os integrantes da Fetraf estavam satisfeitos.

 “A reunião foi produtiva e já vai ter seu desdobramento a partir da semana que vem. Há algumas questões que vão ser postas em prática já no segundo semestre, já outras vão pro ano que vem porque dependem de orçamento”, disse o presidente da Fetraf, João Santos.

 O secretário Dilson Peixoto discursou para as dezenas de trabalhadores que aguardavam o fim da reunião e explicou as pautas debatidas. Inicialmente, Peixoto aproveitou para justificar a ausência do governador Paulo Câmara (PSB). “O governador disse que estaria aqui, mas coincidiu com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aqui no Recife,  então o governador teve que estar recepcionando o presidente. Agora à tarde o governador está em Petrolina acompanhando o presidente”, pontuou.

 “Estamos vendo ameaças e ataques a direitos de trabalhadores. Esse é um momento específico para nós e nós temos um compromisso com o povo de Pernambuco e mais ainda com um movimento organizado, que sabe seus direitos, como vocês. Nós estamos juntos no mesmo barco. O governador sabe a importância de discutir pautas, com respeito aos movimentos sociais que nos procuram”, iniciou o secretário.

 Peixoto elogiou a pauta apresentada e disse que ela não dá margem para falta de compreensão. O secretário listou o que foi conversado e quais serão as medidas tomadas. “A primeira questão é o crédito fundiário. No governo dos ex-presidentes Lula e Dilma havia o Incra fazendo esse papel, o que facilitava bastante. Hoje em dia não vivemos essa realidade, estamos vivenciando o desmonte do Incra”, lamentou.

 “Serviços de assistência técnica e extensão rural terão como prioridade os assentamentos da reforma agrária. Construção de pequenas barragens e sistema de abastecimento de água também serão colocados como prioridade. A previsão é que em junho recebamos recurso para poder fazer essas pequenas barragens e sistema simplificado de água. Quando o recurso chegar, a Fetraf será chamada para dizer onde ficam as necessidades”, garantiu.

 O secretário listou as outras pautas que serão colocadas em pauta: pontos de venda ao longo das BRs para que os moradores possam comercializar seus produtos, nas proximidades de seus assentamentos; veículos para que a Fetraf possa se locomover, acelerar e fazer convênio com a Fetraf para a elaboração do cadastro ambiental rural e incluir no programa Chapéu de Palha não só os assalariados, mas também os agricultores rurais.

 “Vocês saem daqui hoje com o compromisso do governador que nós estamos comprometidos com a pauta que foi apresentada”, finalizou Dilson Peixoto.

COMENTÁRIOS dos leitores