Dia dos Namorados: casais que atuam na política brasileira

Em Pernambuco e no Brasil há casais que são conhecidos por suas atuações em cargos políticos

qua, 12/06/2019 - 11:25
Reprodução/Facebook/Michele Collins Michele Collins e Pastor Cleiton Collins são conhecidos na política pernambucana Reprodução/Facebook/Michele Collins

O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil nesta quarta-feira (12), é lembrado por diversos casais com programações especiais, jantares românticos e muita demonstração de afeto. Os apaixonados não se acanham na hora de expressar o amor por seus companheiros.

Artistas e personalidades da mídia são os grupos que logo pensamos quando o assunto é o amor entre pessoas públicas, porém no meio político a realidade não é muito diferente. No Recife e no Brasil há exemplos de casais que atuam (ou pelo menos já atuaram) em algum cargo político.

Os pernambucanos Michele Collins e Pastor Cleiton Collins, ambos do PP, são conhecidos por suas atuações na Casa José Mariano e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ela, como vereadora, e ele, como deputado estadual, têm a marca da proteção à família como uma de suas principais pautas levantadas. O casal também é conhecido pelo conservadorismo na atuação política.

O relacionamento da vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos (PCdoB) e do deputado estadual Waldemar Borges (PSB) também é exemplo de “namorados” dentro do meio político pernambucano. Os dois têm em suas histórias vários momentos de militância e trabalhos políticos juntos.

Em um âmbito nacional, o casal formado pela deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, e o também petista e ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, está junto há mais de 20 anos. No primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Gleisi e Bernardo formaram o primeiro casal de ministros do país.

No Rio de Janeiro, há o nome do casal formado por Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho. Ambos já governaram o Estado do Rio, pois em 2003 ela ocupou o lugar do marido, que se afastou para concorrer à Presidência da República. Rosinha também é ex-prefeita da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).

COMENTÁRIOS dos leitores