José Queiroz questiona vagas do programa Mais Médicos

O parlamentar afirmou que houve descaso com a saúde das pessoas que mais necessitam de atenção primária

sex, 14/06/2019 - 13:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo O parlamentar fez críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O deputado estadual José Queiroz falou nesta quinta-feira (13) sobre a oferta de 2.149 vagas para o programa Mais Médicos, anunciada no último dia 5 de junho pelo Ministério da Saúde. De acordo com ele, “o Governo Federal errou quando fez a expulsão dos médicos cubanos em dezembro de 2018”.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ele ainda avaliou que houve descaso, naquele momento, com a saúde das pessoas que mais necessitam de atenção primária.

“Os médicos cubanos foram praticamente expulsos do País. O despreparo do presidente provocou a revoada de milhares de profissionais que estavam próximos da população e que sabiam proporcionar saúde com amor e carinho”, avaliou.

O parlamentar se referia ao anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro, antes da posse, de que iria rever os termos da cooperação com o país caribenho, o que teria motivado Cuba a antecipar o fim do contrato.

O programa atende, principalmente, áreas de extrema pobreza e populações indígenas. A atual convocatória, segundo José Queiroz, foi feita devido à desistência dos médicos que se inscreveram após a saída dos cubanos.

“Os profissionais de saúde que foram apressadamente, mal-informados, já regressaram, porque não quiseram atuar como médicos da família. Os que vão ser convocados vão cumprir o mesmo papel: chegarão sem experiência e sem entender o que é a saúde da família, a saúde básica, o atendimento primário”, finalizou.

COMENTÁRIOS dos leitores