Humberto cobra assistência médica após saída de cubanos

Segundo o senador, milhões vêm sofrendo com a ausência de cuidados de profissionais de saúde

qua, 10/07/2019 - 14:26
Roberto Stuckert Filho Humberto ainda lembrou da situação precária em estados do Norte e Nordeste Roberto Stuckert Filho

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, cobrou explicações do ministro da Saúde, Luís Henrique Mandetta, sobre a falta de assistencia médica à população após a saída dos cubados do Mais Médicos. Segundo o senador, milhões de pessoas vêm sofrendo com a ausência de cuidados de profissionais de saúde. Para ele, a falta de médicos pode também causar a morte precoce de milhares de pessoas por problemas que seriam evitáveis.

“Ao praticamente extinguir o programa Mais Médicos, o governo Bolsonaro não apenas acabou com um dos mais bem avaliados projetos do Governo Federal, ele também sentenciou milhões ao descaso, à tortura de não dispor de cuidados básicos, de adoecer e não poder contar com o mínimo de assistência e, em muitos casos, à morte prematura por doenças que poderiam ser curadas com a ajuda de um profissional qualificado”, afirmou o senador.

Humberto lembrou ainda que é nas regiões Norte e Nordeste do país que os efeitos da saída dos médicos estrangeiros são mais sentidos. “São nos rincões deste país, onde as pessoas já vivem à margem da dignidade, que a população mais sofre. Há um desmonte de toda a saúde pública desse país. O governo Bolsonaro precisa vir a público dar explicações sobre esse descaso com a nossa população”, disse o senador.  

Em novembro de 2018, os médicos cubanos deixaram o Brasil, após o governo eleito de Bolsonaro anunciar que iria alterar unilateralmente o acordo internacional assinado com a ilha caribenha.

COMENTÁRIOS dos leitores