Passar fome no Brasil é uma grande mentira, diz Bolsonaro

De acordo com o presidente, hoje não se vê mais pessoas pobres pelas ruas 'com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo'

por Giselly Santos sex, 19/07/2019 - 11:23
Marcos Corrêa/PR Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta sexta-feira (19), que a fome do Brasil “é uma mentira”. Durante um café da manhã com jornalistas estrangeiros, Bolsonaro, ao ser questionado sobre os planos da gestão dele para dar suporte ao aumento da pobreza e da fome no país, disse que o discurso de que brasileiros passam fome é “populista”. 

“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, afirmou o presidente.

Bolsonaro aproveitou a ocasião para criticar os governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) que, segundo ele, adotaram a prática de conceder bolsas, fazendo menção, por exemplo, ao Bolsa Família. “O país das bolsas. O que faz tirar o homem ou a mulher da miséria é o conhecimento”, disparou. 

“Esses políticos que criticam a questão da fome no Brasil, no meu entender, tem que se preocupar, estudar um pouco mais as consequências disso daí. Estive em Israel, Lá, é precipitação pluviométrica [chuva] é menor que do Sertão nordestino. Com tecnologia, eles conseguem não só garantir sua segurança alimentar, como exportar parte para a Europa. Falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso”, acrescentou Bolsonaro.

De acordo com o último relatório do Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe, de novembro de 2018, houve crescimento da fome no Brasil. 

Veja, no vídeo, a declaração do presidente [a partir do 5:20]:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores