"Senado deveria rejeitar Eduardo", diz ex-embaixador

O diplomata também lembrou que os casos conhecidos de políticos que praticaram nepotismo aconteceram em ditaduras

por Pedro Bezerra Souza sex, 19/07/2019 - 18:02
Wikimedia Commons Rubens Ricupero também foi assessor internacional do presidente Tancredo Neves Wikimedia Commons

O ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Ricupero, concedeu uma entrevista ao G1 e afirmou que o Senado deveria rejeitar o nome do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) para ocupar o cargo.

Ricupero afirmou que a rejeição deveria acontecer "em cumprimento a seu dever constitucional de velar pela aprovação dos indicados à chefia de missões diplomáticas por voto secreto".

Sobre a possibilidade de haver nepotismo na indicação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Ricupero disse não ter dúvidas que se configura, sim, em uma prática do crime. "O nepotismo ocorre quando o agente político pratica ato para favorecer parente próximo", argumentou.

O diplomata também lembrou que os casos conhecidos de políticos que praticaram nepotismo aconteceram em ditaduras. "Não existe nenhum caso de país civilizado, democrático, onde se tenha registrado algo comparável", mencionou.

Bolsonaro, entretanto, não acredita que seu ato seja uma atitude de nepotismo. Ele, inclusive, disse aguardar apenas uma resposta à consulta que fez ao governo dos EUA para fazer a indicação de Eduardo ao Senado como embaixador do brasil.

Rubens Ricupero atuou em vários países durante sua carreira e assumiu, entre outros, o cargo de assessor internacional do presidente Tancredo Neves entre 1984 e 1985; de embaixador do Brasil, em Washington, de 1991 a 1993; e de embaixador do Brasil em Roma, em 1995.

COMENTÁRIOS dos leitores