Bolsonaro: Macron disfarça intenções com ideia de aliança

O chefe do Executivo brasileiro disse também que o presidente francês não pode tratar o Brasil como se fosse uma colônia

seg, 26/08/2019 - 10:30
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

As alfinetadas entre o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o presidente da França, Emmanuel Macron, diante da situação da Amazônia parecem não ter fim. Nesta segunda-feira (26), Bolsonaro disse que não poderia aceitar ataques descabidos e uma disfarçada aliança proposta por Macron, através da cúpula do chamado G-7, como se o Brasil fosse uma colônia. 

O chefe do Executivo brasileiro disse ter chegado às conclusões após uma conversa com o presidente da Colômbia, Iván Duque. Em publicação no Twitter, Bolsonaro explicou que há um debate para a construção de um plano em conjunto com os países que integram a Amazônia, para combater as queimadas e preservar o meio ambiente. 

“Não podemos aceitar que um presidente, Macron, dispare ataques descabidos e gratuitos à Amazônia, nem que disfarce suas intenções atrás da ideia de uma ‘aliança’ dos países do G-7 para ‘salvar’ a Amazônia, como se fôssemos uma colônia ou uma terra de ninguém”, observou Bolsonaro.

Embed:

A fala do presidente deixa em aberto se o Brasil vai acatar o repasse de R$ 90 milhões para ajudar a conter as queimadas na floresta, anunciado pelo G-7, na manhã de hoje.

Pouco antes de Bolsonaro escrever no microblog, Macron deu declarações à imprensa chamando de “tristes” os ataques que o brasileiro fez à primeira-dama Brigitte Macron nas redes sociais e pontuando que esperava que o Brasil tivesse um presidente à altura do cargo. 

Outras ajudas

O presidente ainda usou o Twitter para afirmar que “outros chefes de estado se solidarizaram com o Brasil, afinal respeito à soberania de qualquer país é o mínimo que se pode esperar num mundo civilizado”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi um dos que se comprometeu em ajudar o Brasil a combater as queimadas enviando um avião com equipamentos necessários para apagar o fogo.

COMENTÁRIOS dos leitores