Lula será ouvido no Conselho Nacional de Direitos Humanos

A juíza Carolina Lebbos autorizou que o petista argumente sobre uma possível violação ao seu direito de defesa

por Pedro Bezerra Souza ter, 10/09/2019 - 17:47
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A juíza Carolina Lebbos autorizou nesta terça-feira (10) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja ouvido pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) no próximo dia 17 de setembro.

A autorização acontece após uma sindicância aberta em julho para que seja analisada a possibilidade de violação no seu direito à defesa. Mensagens vazadas pelo site The Intercept têm endossado o que os advogados do petista defendem.

Lebbos é a sucessora do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na 12ª Vara Federal de Curitiba. A investigação foi iniciada pelo CNDH no dia 11 de julho e busca averiguar se direito de defesa de Lula foi ferido na época das ações da Operação Lava Jato.

Em entrevista à Revista Fórum, a defesa do ex-presidente afirmou que a ocasião será uma boa oportunidade para se debater as denúncias sofridas pelo petista e o trabalho desempenhado pela Lava Jato.

“As referidas violações foram denunciadas e provadas ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas. Hoje são mais uma vez comprovadas pelo importante trabalho jornalístico do Intercept e outros veículos jornalísticos, no que se denominou Vaza Jato. A injustiça contra Lula é também um ataque à democracia”, explicou a defesa.

COMENTÁRIOS dos leitores