Projeto permite mulher escolher gênero de motorista em app

Texto com a previsão da medida foi aprovado na Câmara dos Vereadores do Recife em primeira discussão

qua, 18/09/2019 - 10:52
LeiaJáImagens Projeto pretende dar mais seguranças às mulheres LeiaJáImagens

A Câmara do Recife aprovou um projeto que prevê a instalação de uma ferramenta em aplicativos de transporte individual, como Uber e 99 Pop, permitindo que as mulheres que circulam na capital pernambucana possam escolher se desejam ser atendidas por motoristas do mesmo sexo ou não. A proposta é do vereador Felipe Francismar (PSB) e foi aprovada em primeira discussão nessa terça-feira (17). 

Caso seja sancionada, a legislação estabelece que as empresas de aplicativo que não oferecerem a opção deverão arcar com multa de 10% do faturamento diário da empresa.  

Para o vereador, a iniciativa pretende proporcionar às usuárias do aplicativo de mobilidade uma viagem mais agradável e segura. Além disso, Felipe Francismar ressaltou que tem crescido o número de mulheres reclamam de assédio nos meios de transporte.

“O mesmo serve para as motoristas. Uma pesquisa feita por aplicativos de mobilidade urbana revela que quase 48%  de motoristas mulheres já sofreram algum tipo de assédio enquanto trabalhavam”, disse o pessebista.

COMENTÁRIOS dos leitores